Queda capilar
A alopecia é caracterizada pela perda de mais de 100 fios de cabelos por dia, você percebe a queda de muitos fios de cabelo, por exemplo, no travesseiro, quando acorda, ao lavar ou pentear o cabelo, ou simplesmente ao passar a mão pelos fios.
Saber qual o tipo de alopecia está ocorrendo facilitará a escolha do tratamento, mesmo que seja um tratamento natural, identificar a causa conduzirá sua escolha mais assertivamente.
Tipos de alopecia
Alopecia Areata
É um tipo de queda que ocorre de forma brusca e atinge regiões delimitadas, geralmente formando falhas circulares na cabeça ou no corpo. Pode afetar pessoas de qualquer idade e não é contagiosa.
É um tipo de doença autoimune, que surge quando o sistema imunológico começa a atacar estruturas saudáveis do organismo. Essa inflamação afeta a raiz do fio (folículo pilossebáceo), fazendo com que eles caiam.
Eflúvio
O eflúvio ou deflúvio é a queda de cabelo espalhada que ocorre devido à falha no ciclo de vida dos pelos, afinando o fio e reduzindo seu ritmo de crescimento.
Tem por causa diferentes fatores, como quimioterapia, infecções, medicamentos, anemia, estresse e desequilíbrios hormonais.
Tricotilomania
É um tipo de alopecia causada por ação mecânica provocada pelo distúrbio compulsivo em que a pessoa arranca seus pelos e cabelos sem parar, resultando em falhas visíveis;
Alopecia seborreica
É uma queda de cabelo causada pela dermatite seborreica, uma inflamação no couro cabeludo e também provoca aumento da oleosidade, descamação (caspa), coceira e vermelhidão;
Alopecia fúngica
Esse tipo de queda de cabelo é causada por uma micose no couro cabeludo, conhecida como tínea da cabeça;
Alopecia cicatricial
É um tipo de dano permanente aos folículos pilossebáceos, impossibilitando o crescimento de novos fios;
Alopecia traumática
Alopecia causada por lesões de várias origens, incluindo procedimentos químicos, penteados muito presos (rabo de cavalo, tranças, dreadlocks), queimaduras e acidentes.
Alopecia androgenética ou androgênica
É a queda de cabelo comum que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres. Esta relacionada à presença dos hormônios sexuais masculinos, e a fatores genéticos, características de família.
Estes hormônios agem no folículo fazendo com que os fios fiquem mais finos, cresçam menos e percam seu pigmento, resultando em uma penugem de cor clara na parte frontal superior do couro cabeludo.
A queda começa na parte da frente da cabeça, formando as famosas “entradas”. Além disso, ela se intensifica com o avanço da idade
Apesar de ser um processo fisiológico (normal), pode ser acelerada por fatores como estresse, transtornos emocionais, má alimentação, tabagismo, consumo de álcool e uso de anabolizantes e outras drogas.
Kommentare