Cabelo seco, ressecado
Sem dúvida, mais que escolher um bom corte ou uma cor deslumbrante, o cuidado com os fios para uma aparência saudável e bem tratada é o mais importante que você pode fazer para ter um cabelo impressionante e inesquecível.
Então você pode pensar no limite do seu bolso para pagar idas extras ao salão ou por na sacola produtos de alto nível, o que talvez você não saiba e esta preste a descobrir é que mesmo com poucos recursos financeiros você pode fazer em casa uma hidratação digna de princesa da alta corte internacional.
Para começar
Nosso cabelo tem necessidades diferentes, por exemplo, eu preciso usar uma quantidade de óleo para meu cabelo bem menor do que minha irmã.
Se eu usasse os cremes que ela usa meu fio ficaria pesado, já se ela usasse os cremes e rotina de cuidado que eu faço o cabelo dela ficaria ressecado e embramado.
É por isso que muitas vezes os cremes comerciais que encontramos nas gôndulas das lojas acabam não fazendo muito pelo nosso cabelo, as marcas nivelam por baixo quantidade de ativos adicionados para não ficar pesado e alcançar mais pessoas.
Agora você começa a entender que você precisa conhecer bem seu cabelo para ir adaptando uma rotina de cuidados e melhorar produtos conforme sua necessidade, afinal seu cabelo é único.
Você precisa saber

Além das diferenças de cabelo de cabeça para cabeça, de tempos em tempos o nosso cabelo muda sua necessidade, por vezes pode estar precisando de mais nutrição, outra de mais hidratação ou ainda de uma reconstrução.
Isso mesmo, hidratação, nutrição, e reconstrução são coisas diferentes que nosso cabelo precisa.
Deixa eu explicar
Nosso fio, conhecido também por haste capilar, é formada por 3 camadas principais
A cutícula, o cótex e a medula

1- A Medula
A medula, presente apenas em tipos de cabelo mais grossos, é a camada mais interna do seu cabelo. Ela consiste em um núcleo fino e macio de células transparentes e espaços de ar.
2 O cótex
O córtex forma o volume principal (expessura), textura e o pigmento (cor) do seu cabelo.
A saúde do seu córtex depende em grande parte da integridade da cutícula que o protege.
3- A cutícula
É a parte que você vê. São pequenas escamas que recobre seu fio, é uma camada protetora do seu cabelo,
Uma cutícula saudável é lisa e plana, é o que dá brilho ao seu cabelo e protege as camadas internas de danos.
Também minimiza a perda ou excesso de umidade dentro do córtex, mantendo assim o equilíbrio de hidratação e a flexibilidade do seu cabelo.
O problema é que processos químicos, agressões como o calor de modeladores podem levantar a cutícula e interromper esse equilíbrio, fazendo com que seu cabelo fique seco e quebradiço. Além disso, quanto mais cacheado o fio, maior é a porosidade.
Se seu cabelo estiver ou for poroso significa que essas escamas, estão abertas, por isso ao deslizar sua mão você sente seu cabelo áspero.
O que é Hidratação e nutrição capilar
A palavra hidratação se refere ao teor de umidade dentro das camadas internas, a medula e o córtex, e tem tudo a ver com absorver e reter água.
Já quando falamos em nutrição para o cabelo nos referimos à camada externa, a cutícula, e tem tudo a ver com regular essa troca de água selando sua perda com óleos para que ela não evapore do seu cabelo muito rápido. Uma vez que essa água se foi, seu cabelo ficará seco, deixando-o frágil e vulnerável a danos.
Assim como sua pele, hidratar o cabelo não é o suficiente é apenas o primeiro passo. A nutrição no cabelo vai ajudar a reter água depois que hidratar.
O que impede a cutícula de levantar? Nosso fio de cabelo naturalmente possui óleos (sebo) que protegem a escamas protegendo e selando a parte de dentro do fio. Acontece que alguns fios têm menos óleos que outros e os cabelos que sofrem danos por calor ou processos químicos também perdem esse óleo natural.
Pode ser difícil identificar se seu cabelo precisa de mais hidratação ou mais nutrição, porque em ambos os casos ele ficará com aparência de seco e quebradiço.
Um diferencial é que o cabelo que precisa de nutrição também ficará opaco, terá pontas duplas e embaraçará facilmente. Assim como na hidratação, o cabelo mais cacheado tende a ser mais seco e precisará ser nutrido com frequência. O mesmo acontece com os cabelos quimicamente tratados ou expostos a fontes de calor como chapinhas e secadores.
E a Reconstrução (reparação) capilar?
Bem, falamos que a hidratação diz respeito repor a água dentro do fio, a nutrição faz o bloqueio da água la dentro e confere emoliencia. Já a reconstrução do cabelo repõe as cutícula danificada, pois o dano ao cabelo além de desidratar o fio também danifica a cutícula.
Como saber se seu cabelo precisa de hidratação
A necessidade de hidratação do cabelo é diferente para cada pessoa como falamos, mas o tipo de cabelo pode ser um indicador de que ele precisa de hidratação.
A regra é quanto mais liso seu cabelo, menos água ele precisa, enquanto o cabelo mais cacheado requer mais.
Quanto mais poroso o cabelo for (ou seja, seca rápido e é suscetível a quebra), mais desidratado é.
O teste de porosidade

Para saber se seu cabelo é ou está perorso é fazer o testar a porosidade do seu cabelo é colocando uma mecha solta em um copo de água. Cabelos altamente porosos afundarão imediatamente, enquanto cabelos com porosidade menor flutuarão.
Como Melhorar a Hidratação do Cabelo
Para melhorar a hidratação do cabelo, siga estes passos:
Não lave com muita frequência, a menos que esteja usando um produto sem detergente agressivo (livres de sulfatos).
Prefira Shampoo sem sulfatos
Use máscaras capilares mais potentes (vamos ensinar como fazer isso sem gastar muito)
Condicione o cabelo ou faça acidificação caseira (Veja receita)
Use um tratamento com óleo uma vez por semana (Veja Maneiras de usar óleo no cabelo)
Experimente métodos de tratamento como cronogramas em camadas (ordem de aplicação dos produtos)
Se você for modelar seu cabelo com calor, aplique um protetor de silicone em forma de séruns que são mais fortes (veja melhores protetores térmicos)
Use um difusor em uma temperatura mais fria ao secar o cabelo.
Em cabelo danificado (cutículas danificadas) faça a reconstrução com aminoácidos ( veja por que você precisa deles)
Máscaras capilares mais potentes
Vamos ser honestas, não é todo hora que nosso bolso está em condições de comprar um produto importado altamente de qualidade, não lamente, você consegue contornar isso com uma prática bem conhecida entre as cacheadas: acrescentar ativos.
O que são ativos? Qualquer produto ou mascara que você compra tem um creme que é a base e nesta base a indústria acrescenta algum ativo como, por exemplo, glicerina que é um ativo altamente hidratante.
As marcas populares não acrescentarão muito em seus cremes para poder servir a maioria dos cabelos. Bem você pode comprar facilmente em qualquer farmácia a glicerina concentrada 100% e adicionar algumas gotas em sua máscara que a tornara muito potente. Veja nossa lista de ativos hidratantes.
Se você busca uma máscara mais nutritiva para fazer a oclusão da hidratação dentro o fio e melhorar a porosidade, e maleabilidade do fio, você pode simplesmente adicionar algumas colheres de azeite a sua máscara e então você terá uma máscara altamente nutritiva. Ou ainda simplesmente fazer banhos de óleos. Veja nossa lista de ativos para nutrição.
Para quem busca reparação (ou reconstrução) pode comprar estrato de queratina pura e adicionar algumas gotas em sua máscara. Poucas gotas já são suficientes, uma vez que queratina em excesso pode endurecer temporariamente o fio. Veja a nossa lista de Ativos para reconstrução.
Por fim
Por mais importante que seja sua rotina de cuidados capilares, cabelos hidratados não dependem apenas de como você os trata externamente. Isso mesmo que você leu.
Sua dieta vai desempenhar um papel importante na qualidade do fio que cresce. Proteínas e alimentos ricos em vitaminas e minerais podem prover um cabelo mais resistente. Sem esquecer a quantidade de água ideal que você consome e as noites de sono bem efetivas que você tem.
Veja também

Comments