Casa
O estilo escandinavo é basicamente composto por um visual com paredes brancas, pisos de madeira, móveis modernos e decoração minimalista, estas são as principais características marcantes da estética escandinava. Você também vai ver por aí algumas variações, mas a base é essa.
Quando falamos em "escandinavo" nos referimos ao estilo de design desenvolvido nos países do norte da Europa e península escandinava como Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e a Islândia.
O design escandinavo tem grandes contribuintes e influenciadores que incorporaram os sentimentos da cultura nórdica, tão perfeitamente os talentosos designers Alvar Aalto, Hans Wegner, Arne Jacobsen, Eero Aarnio.
Se você é antenado no mundo do “decor” já conhece aquelas cadeiras ícones de design. A influência das famosas poltronas de madeira curvas como a do designer finlandês Alvar Aalto, por exemplo, e outros, continuam a ser sentidas até hoje. Cadeiras Egg, Drop e Swan continuam sendo produzidas.
Se você pode não ter ouvido falar nenhum desses nomes, mas com certeza conhece aquela loja famosa por vender inspiração escandi (IKEA).
Além de moldar as formas como criamos nossos quartos, o design escandinavo também é conhecido por suas muitas contribuições ao design de móveis, que pode ser seu legado mais duradouro.
A história do estilo escandinavo
Os climas severos do norte da Europa (particularmente durante o inverno) há muito influenciaram os escandinavos a valorizar a utilidade e a simplicidade acima da decoração.
Imagina a mudança no início do século XIX. A Revolução Industrial deu acesso às conveniências da vida diária. Novas ideias sociais estavam varrendo a Europa e, no design, elas reverteram as convenções mais antigas sobre beleza e status.
Essa nova abordagem estética foi uma combinação de beleza, simplicidade e funcionalidade. O elemento de funcionalidade foi influente por algum tempo na arquitetura escandinava, como visto no Movimento Bauhaus.
A formulação de um estilo especificamente escandinavo de design modernista pode ter começado durante os anos 40, mas não foi até o início dos anos 1950 que começou a tomar forma reconhecível.
O estilo moderno de meados do século foi fortemente influenciado pelo aparecimento do design escandinavo no cenário mundial.
A maioria dos arranjos de móveis era organizada e simples, dando a todo o espaço uma sensação aconchegante e agradável descrita como hygge em dinamarquês.
Características do estilo escandinavo
Valorização da luz
Os ambientes projetados no estilo escandinavo tendem a apresentar paredes brancas para enfatizar a luz e janelas sem cortinas e as chamadas "open plan", que significa plantas baixa aberta ou como nomeamos por aqui ambientes integrados
Paleta neutra
A paleta é muito neutra, com cores claríssimas quando não brancas, mas é quebrada com muito toques de cores naturais como madeira, cestarias e verde das plantas.
Texturas naturais
As texturas no ambiente escandinavo usam e abusam dos materiais naturais como madeira e pedra, e tapetes e layouts simples, sem complicações que enfatizam uma estética elegantemente minimalista é a temática de um ambiente escandinavo.
Revestimentos naturais pintados
Em uma sala de design escandinavo, você também pode esperar pisos de madeira e paredes de tijolos pintados de branco que adicionam uma textura áspera enquanto maximizam a luz que entra pelas grandes janelas.
Jogo de contrate
Outra característica é o jogo de contrantes, já que todo ambiente é extremamente claro, o toque de um contrate rompe a planeza visual, brincando assim com o inesperado.
Móveis baixos e limpos
O ambiente escandinavo tem móveis simplificados em suas formas limpas e texturas aconchegantes. Por isso você vai ver muita madeira, couro e outro materiais naturais.
Menos é mais
Como diria o arquiteto, Mies Van Der Rohe, menos é mais no estilo escandinavo de decoração. Menos informação, composições sem muitos detalhes, deixando por conta das camadas e texturas a quebra da monotonia.
Comments