Como dividir sala de estar, jantar e cozinha pequena e simples
- arq Luciane
- 4 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 4 dias
Casa
Espaços pequenos podem ser desafiadores na hora de decorar, por outro lado, oferecem oportunidades únicas para expor muita criatividade e personalidade.
Uma das maiores preocupações, para quem tem um espaço integrado, é dividir os ambientes.
Com algumas ideias de design de interiores é possível transformar sua cozinha e sala de estar em um espaço que não só reflita seu estilo pessoal, mas também amplie a sensação de espaço.
Antes pensar na divisão propriamente dita, escolhas básicas pode ampliar a sensação de espaço ou reduzir.
Então é bom ficar atento para:
Usar um piso uniforme em toda a área da sala de estar, jantar e cozinha para criar uma continuidade visual, fazendo com que o ambiente pareça mais coeso e amplo. Se preferir diferenciar os pisos, tome cuidado de não haver muito contraste para preservar a continuidade.
Todos os aspectos do design dos dois ambientes devem se harmonizar com a paleta de cores, resultando em um espaço convidativo e confortável visualmente.
Escolha móveis que se encaixem de forma estratégica, ocupando o espaço de maneira inteligente.
Isso pode ajudar a criar diferentes pontos focais, tornando o ambiente mais dinâmico e, ao mesmo tempo, ampliando a sensação de espaço.
Tapetes podem ser usados para delimitar áreas, sem a necessidade de barreiras físicas, mantendo a fluidez do espaço.
Vamos às dicas
Como dividir sala de jantar, sala e cozinha pequena e simples

1 Use a cor para definir limite entre cozinha, Jantar e sala de estar
A cor pode atuar como um elemento visual impactante, iludindo o olhar e fazendo com que um único ambiente pareça composto por vários espaços distintos.
Não precisa ser somente nas paredes, neste caso armários na cozinha não apenas atraem a atenção, mas também criam um efeito semelhante ao de uma parede de destaque, adicionando profundidade ao ambiente.
2 Separe com ilha ou balão de cozinha /sala de jantar

Uma ilha de cozinha é uma solução clássica e funcional, proporcionando mais espaço para armazenamento e área de trabalho, além de criar uma demarcação clara entre a cozinha e a sala de estar.
A ilha de cozinha não só aumenta a funcionalidade, mas também serve como um ponto focal que une os espaços.
3 Cantos curvos na separação da sala de estar e jantar / cozinha

O design com canto curvo, é outra solução que enfatiza a circulação sem quebra de visual para reforçar ainda mais a separação entre os ambientes,
O canto curvo é um convite a circular, uma atmosfera acolhedora e continua, perfeita para manter a integração e, ao mesmo tempo, a individualidade dos ambientes
4 Luminárias funcionam como elemento divisório para sala

Luminárias grandes com designs únicos são um excelente toque para complementar qualquer projeto de decoração e enfatizar e definir espaço sem necessidade de uma barreira física
As Luminárias com design diferenciado não apenas iluminam, mas também adicionam um elemento de estilo e personalidade ao ambiente.
5 Cozinha/ Jantar e sala de estar com barreira física para espaços separados

Essa estratégia de uso de vazados não apenas enriquece a estética do espaço, mas também contribui para uma fluidez visual, permitindo que cada área tenha sua própria identidade bem definida e até mesmo privada sem perder a conexão com o todo.
6 O ripado para dividir sala de estar e jantar/ cozinha


Os painéis ripados fazem parte das escolhas mais populares para definis os ambientes, com a vantagem de opções de mais ou menos fechado.
7 Use plantas para separar cozinha/ Jantar da sala de estar

As plantas são os elementos mais práticos, e econômicos para separar sua sala de estar e jantar/ cozinha e, ao mesmo tempo, de grande impacto a decoração trazendo vida, cor e aconchego.
8 Separe sua sala de estar e jantar / cozinha com cordas

Para um visual mais descolado e jovem, uma trama de cordas pode ir muito bem para delimitar os espaços de jantar / cozinha e sala de estar.
9 Cortinas para dividir a sala de estar e jantar / Cozinha

Uma estratégia das casas antigas era usar cortinas para separar os ambientes, e em alguns lugares ainda usa na versão contas e bambu com aquele ar interiorano, praiano, descontraído. Ou ainda há macramês que podem se tonar painéis bem fechados com muitas tramas.
Se essa é a sua vibe, aproveite e crie um estilo boho em sua decoração.
Se sua preferência ainda é um pouco mais tradicional, que tal estes painéis de tecido de linho?


10 Use telas para dividir sua cozinha/ Jantar e sala de estar

Com uma estrutura muito leve, econômica e até fácil de fazer, uma requadro e uma tela adicionam aquele toque de inspiração industrial.
11 Use caixas para dividir

Para uma solução temporária e mais acessível e fácil de fazer, use as caixas, de mercado, MDF, acrílico, solte sua imaginação e separe os ambientes de forma bem descontraída.
12 Painel de madeira

13 Use materiais diferentes para separar os dois espaços

A combinação de materiais, cores e texturas cria um apelo visual fascinante.
14 Use os móveis como divisória

Usar as "costas" do sofá é solução inteligente para separar a sala de estar da cozinha e jantar sem custo adicional nenhum.
15 A estante como divisória

Na mesma ideia de suar os moveis, a solução da estante, planejado ou não, serve como divisória e armazenamento, fazendo a vez da parede de forma muito útil e ainda preservando o contato visual
Comentarios