top of page

Receita natural para Dermatites e psoríases (mel, azeite e cera de abelha) -Bebês e adultos

Atualizado: há 6 dias

Conheça os Benefícios da aplicação tópica de mel, azeite de oliva e cera de abelha nas afecções da pele


A dermatite atópica, infecções fúngicas e condições inflamatórias podem ter um impacto profundo na qualidade de vida.


Os tratamentos convencionais usam medicamentos que contém vaselina, corticosteroides, cetirizina, antibacterianos e fototerapia, e ciclosporina oral, esteroides tópicos, e outros. E todo medicamento vem acompanhado por efeitos adversos.


Seja você um adulto ou uma mãe buscando soluções mais naturais para seu bebê, os estudos encontrados com evidências significativas do tratamento naturais e muito interessante.


O nosso velho Azeite de oliva, a cera de abelha e o mel, produtos naturais reconhecidos por diversos benefícios por conter flavonoides e compostos antioxidantes, antibacterianos e antifúngicos, que afetam a produção de citocinas pelas células da pele quando aplicados topicamente


Na verdade, há vários estudos na mesma linha que demonstraram a eficácia de uma mistura contendo mel, azeite de oliva e cera de abelha para dermatite, psoríase, infecções fúngicas da pele.

Receita natural para Dermatites e psoríases(mel, azeite e cera de abelha) -Bebês e adultos

O uso da mistura na dermatite da frauda


Segundo um estudo realizado com bebês, observou-se a capacidade efetiva da mistura caseira e natura com mel, cera de abelha e azeite. Foi utilizado azeite de oliva natural de prensagem a frio e mel cru.


O tratamento tópico foi preparado misturando-se cuidadosamente mel, azeite de oliva e cera de abelha na proporção de 1 parte de mel, 1 parte de cera e 1 parte de azeite.


A mistura foi armazenada no escuro à temperatura ambiente até o uso.


A aplicação do tratamento foi feita por quatro vezes ao dia na pele com fricção suave por no máximo 7 dias.


Os pacientes eram positivos para C. albicans (fungo que causa infecções) pareciam ter agravado os sintomas da dermatite das fraldas.


O tratamento em estudo foi eficaz na redução dos sintomas da dermatite das fraldas e erradicou a C. albicans de 50% dos pacientes durante o ensaio de 7 dias.


Tratamentos mais longos ou aplicações tópicas mais frequentes podem proporcionar resultados ainda melhores.


O estudo ainda alerta que A C. albicans pode não ser o principal agente causador da dermatite das fraldas, e é possível que bactérias estejam envolvidas no agravamento dos sintomas.


A melhora sintomática pode estar associada aos possíveis efeitos anti-inflamatórios da mistura, com base nas propriedades dos ingredientes. (Estudo da dermatite da frauda)


A mistura no tratamento natural da psoríase


No estudo que avaliou pacientes com psoríase também observou -se uma melhora efetiva.


No grupo da mistura de mel, 8/10 pacientes com dermatite mostraram melhora significativa após 2 semanas, a conclusão foi que a mistura de mel parece útil no tratamento de dermatite e psoríase vulgar.


Pitiríase versicolor, tinea cruris, tinea corporis e tinea faciei tratada com mel, azeite e cera de abelha


Pitiríase versicolor, tinea cruris, tinea corporis e tinea faciei são condições que apresentam vermelhidão, descamação, prurido e sensação de queimação na pele.


Em um estudo de 2004 foi avaliado o efeito do tratamento dessas condições com a mistura de mel, azeite e cera de abelha. O resultado foi significativo, com resposta clinica em 86% dos casos com pitiríase versicolor, 78% dos pacientes com tinea cruris e em 75% dos pacientes com tinea corporis.


A cura micológica foi obtida em 75, 71 e 62% dos pacientes com PV, tinea cruris e tinea corporis, respectivamente. Já no caso dos pacientes com tinea faciei a cura clínica e micológica foi em 3 semanas após o início da terapia


Conclusão


Considerando os riscos potenciais dos corticosteroides tópicos, parece que o uso deste tratamento tópico, sozinho ou em combinação com outros agentes, é uma lógica vantagem como terapia alternativa muito importante, uma vez que pode resultar na redução do uso de medicamentos prescritos e na redução de quaisquer efeitos adversos associados.


Converse com seu médico, leve, se necessário, esses estudos para definir seu tratamento.


Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo os conselhos, fornece apenas informações genéricas, não substituindo de forma alguma uma opinião médica.

תגובות


bottom of page