Top 14 - Tendência de decoração de cozinha 2026
- arq Luciane

- 2 de out.
- 4 min de leitura
Atualizado: 6 de out.
Cores naturais, materiais naturais, um pouco de drama, uma pitada de saudosismo, muita textura e combinações perfeitas são o trilho das tendências de cozinha de 2026.
A introdução de cores mais dramáticas como verde-musgo e a cor taupe, a volta do uso de madeiras naturais, como o carvalho também ditam as tendências.
Além das paletas emocionais, as filosofias e tradições locais definem o clima nos materiais.
Como Japandi com seu silêncio sereno, Wabi-Sabi e seu olhar para a história contada no uso e percepção natural de cada peça. Também tem a volta do luxo silencioso e uma releitura do clássico em sua versão contemporânea. E para os mais extrovertidos um retrô ultra colorido.
Mas antes, sempre é bom lembrar que moda não deve ditar seu estilo, suas preferências e valores.
Informe-se, atualize-se, peneire tudo e deixe fluir a sua personalidade acima de tudo.
Tendência de decoração de cozinha 2026

1
Bancadas e armários com mesmo acabamento de parede

Bancadas que seguem o mesmo material e acabamento da parede criam um visual minimalista e coeso.
2
Prateleiras finas

Os detalhes em serralheria estão mais delicados com prateleiras finas. A delicadeza traz leveza e acessibilidade ao espaço.
3
Luxo silencioso

O luxo discreto é um dos conceitos mais centrais para a aparência e a sensação das cozinhas em 2026.
Armários se integrando à sala de estar, eletrodomésticos embutidos criando ambiente totalmente multifuncionais.
A funcionalidade e a personalização são cruciais, com espaços adaptáveis para vários usos.
O destaque para a qualidade do material, enquanto as formas e design são minimalista e discretos.
4
Neutros e Terrosos

Cores como cinza, cogumelo, tons de taupe e verdes suaves são uma tendência forte, oferecendo um ambiente acolhedor e atemporal.
A cor Chiffon limão (abacate) e dourado arenoso parecem ideais para uma parede, destaque ou outro detalhe com sua presença ensolarada e narrativa.
5
Madeira Natural

O uso de madeiras com grãos visíveis, como o carvalho em tons médios, ganha destaque em substituição aos armários pintados.
6
Tons profundos

O conhaque e Coral podem não ser a escolha de todos, mas aquece e aconchega qualquer ambiente.
Tons escuros como o estragão e o marrom ameixa, por sua vez, são uma ótima opção para armários inferiores, especialmente se as bancadas forem claras ou com veios. Eles podem transmitir uma seriedade luxuosa sem cair no gótico.
O Verde-azul ado esfumaçado ainda é um dos tons mais populares.
7
Metais

Torneiras em tons de preto fosco ou inox mais escuro estão em alta, complementando o design moderno.
Segundo a tendência do luxo silencioso, os dourado e cobre continuam em alta.
8
Um retorno aos acabamentos clássicos

Luminárias de latão são outro exemplo de uma tendência que vem dominando a cozinha nos últimos anos.
Os designers em geral veem uma mudança de direção e que acabamentos mais clássicos, como níquel polido e cromo, estão retornando.

A época de usar apenas um metal acabou, a mistura são o novo padrão. Combinando calor e frescor para um visual em camadas e selecionado, que parece atual e atemporal.
9
Estilos
Retro

As cozinhas retrô estão em alta, com materiais que já foram populares em épocas passadas retornando.
Como Bancadas de terrazzo inspirada nos anos 70 fazem um retornar. Um toque de textura natural e orgânica que adiciona uma sensação de luxo tranquilo à cozinha.
O terrazzo pode ser feito de resina ou cimento tradicional.
Layouts clássicos

Cozinhas de conceito aberto têm a regra há alguns anos.
O que estamos começando a ver são cozinhas maiores com áreas definidas e copa. É uma mudança que para alguns traz funcionalidade.
Independente da moda, acima de tudo é preciso considerar a rotina familiar para uma escolha realmente funcional.
Minimalista

Japandi

Japandi é outro estilo que estar tomando status de atemporal, a mistura da estética escandinava na leitura japonesa, um resultado de culturas atraentes para gostos mais contemporâneos com toque minimalista.
Wabi sabi

A filosofia Wabi Sabi se revela em cada detalhe que valoriza a imperfeição do natural e a personalização de peças patinadas pelo tempo. Aos pouco vem se tornando mais conhecida e admirada.
10
Veios dramáticos

Bancadas de pedra natural são um clássico sempre, mas esta moda que já vem começando a despontar já algum tempo parece ganhar mais força.

Além dos veios interessantes, seguindo a tendência que vem despontando a inspiração Art déco com perfis de bordas exclusivos serão outra maneira popular de personalizar a cozinha.
11
Formas orgânicas

Bancadas e ilhas curvas expandem as possibilidades para além das geometrias angulares. Formas orgânicas fluidas criam relações espaciais mais suaves dentro da sua área de cozinha e melhoram o fluxo de pessoas ao redor dos espaços de trabalho.
Visualmente as cozinhas ganham valor com pontos de encontro naturais que as bordas curvas estabelecem com a mesma suavidade com que se dobram.
12
Bancadas em cascata

A bancada cascada continua, desta vez também como parte das ilhas monolíticas de pedra. As superfícies contínuas se projetam em cascata a partir das áreas de trabalho horizontais em padrões naturais, estabelecendo uma presença marcante no interior da cozinha.
13
Combinações de cores


usar uma cor para amarios superiores e outra para armários inferiores é uma tendência crescente, e muito útil principalmente em espaços pequenos.
É uma estratégia que pode ampliar e adicionar elegância pelo contrates.
14
E as cozinhas brancas?

Cozinha branca é atemporal, nunca sai de moda, e se você tem uma, em boa condição, não precisa pensar em trocar. O que você pode fazer para dar uma atualizada é trocar os puxadores e voialá.
Se você vai fazer uma nova e quer estar na crista da moda, mas gosta da cor branca, procure pelo branco off white, está em alta.








Comentários