Boa mente
Você nem imagina o que alguns vasos de planta podem fazer por você para aliviar o estresse e diminuir a ansiedade.
Desde distrair um pouco a mente até diminuir a ansiedade, a jardinagem demonstrou trazer inúmeros benefícios à saúde.
Vários estudos sobre o efeito da jardinagem em vários aspectos da saúde apresentam indícios de influência na saúde.
Uma pequisa recente examinou essas evidências quando conduziu uma meta-análise em 21 estudos (1) diferentes que investigam o efeito da jardinagem no bem-estar físico ou psicológico.
A ideia foi combinar os dados de todos os 21 estudos em um único estudo, assim os pesquisadores foram capazes de julgar de modo mais amplo o efeito da jardinagem na saúde e no bem-estar dentro de vários contextos.
E sim, os resultados indicaram que a jardinagem tem um efeito geral positivo na saúde e no bem-estar, particularmente eficaz na diminuição da depressão e da ansiedade.
Como a jardinagem diminui a depressão e a ansiedade?
O ambiente - Os efeitos da jardinagem na ansiedade estão ligados ao envolvimento com a natureza. Quando pessoas foram introduzidas em espaços verdes, foi observado o aumento da regulação emocional, diminuição da atividade neural no córtex pré-frontal subgenual (essa é a área associada à ruminação) e diminuição dos sintomas de depressão e ansiedade. 2, 3
A concentração- Além disso, a jardinagem é rica em oportunidades para praticar o que os especialistas chamam de atenção plena, ou seja, estar focado no momento presente.
Enquanto você está concentrado em cuidar do jardim, está direcionado a percepção de beleza das cores das plantas pela visão, ao tato de texturas variadas e cheiro da terra e das flores, todos os seus sentidos estão envolvidos na experiência.
Os sentidos envolvidos- A concentração para avaliar o cuidado, como regar, podar como plantar ou arrancar algumas flores e limpar ervas daninhas irritantes, planejar cuidados exigem atenção.
Essa atenção plena demonstrou ser um importante mecanismo de mudança de sintomas na depressão e na ansiedade, o envolvimento mental na ação da jardinagem pode diminuir a depressão e a ansiedade.
Vale jardim em vaso?
Os estudos foram realizados em canteiro em jardinagem e usavam ferramentas, plantio no chão o que exigia um pouco de atividade física, de forma que pressuponham habilidade e acesso a espaços verdes, ferramentas de jardinagem e plantas.
Embora o cultivo em vasos não envolva tanto esforço físico a atenção pode ser a mesma desempenhada tanto quanto em grandes jardins. Vasos em ambientes externos podem atrair você a sair de dentro de casa e se expor ao sol, por exemplo.
Então, devemos todos começar a jardinagem?
Bom, vimos evidências suficientes sobre os benefícios da jardinagem para a saúde, mas uma coisa importante neste assunto é se você não se interessa nem um pouco por plantas talvez não consiga ver a beleza, sentir o prazer do contato com a natureza ou nem mesmo os aromas que podem passar inapercebidos, neste caso a jardinagem não terá muito efeito para você,
Aqui vai nossa opinião, acho que vale apena tentar, experimentar, talvez sua falta de interesse seja justamente por nunca ter tido contato, afinal se olharmos para nossas avós sempre tinham um canto com samambaias ou vasinhos variados e vamos combinar que nossos antepassados sofriam muito menos com a ansiedade e depressão do que as gerações atuais na urbanização massiva.
Outro bom motivo é se desligar das redes sociais, um fator que está associado ao aumento de ansiedade e depressão, avaliado em pesquisas atuais 4
Outras opções ligadas a natureza
Em uma amostra percebeu que em participantes saudáveis que tiveram uma breve experiência na natureza, como uma caminhada de 90 minutos em um ambiente natural, diminui tanto a ruminação auto-relatada quanto a atividade neural no córtex pré-frontal (área do cérebro associada ao remoer), enquanto a mesma caminhada de 90 minutos em um ambiente urbano não teve os mesmos efeitos na diminuição da ruminação auto-relatada ou na atividade neural. (5)
Isso significa que uma atividade em meio a um ambiente natural pode contribuir para sua saúde mental, além do contato com a natureza que pode melhorar sua atenção, a exposição ao sol é outro fator que pode cooperar com a produção de serotonina em seu próprio corpo (6).
Concluindo
Especialistas da Axienty.org afirmam que, no final das contas, não é tanto sobre o que você está fazendo, mas sim sobre as habilidades que você está praticando.
Então ache um hobby (passatempo) para chamar de seu e assim dar um desligada.(7)
O ambiente pode, sim, contribuir tanto pelo contato com a natureza quanto pelo sol que ilumina nossos olhos, afinal fomos criados para interagir com as obras do Criador.
Comments