Casa
19 materiais para usar como revestimento no banheiro
Decorando um banheiro novo ou atualizando um antigo? Conheça alguns revestimentos alternativos para um visual exclusivo
Se você quer mudar os azulejos de banheiro desatualizados ou está finalizando um novo banheiro, seja qual for o seu motivo para pesquisar alternativas de azulejos para banheiro estamos aqui para ajudá-lo na sua busca,
Embora as cerâmicas sejam uma escolha comum não são a única opção para decorar as paredes do banheiro.
E qual o melhor revestimento para banheiro? A resposta depende da
duração do revestimento que você deseja para manter em seu banheiro,
a forma de aplicação/ instalação que você esta procurando
e do estilo do seu projeto.
O que você precisa saber antes de começar
Você pode se perguntar se é possível ter um banheiro sem cerâmicas? Sim, há muitas alternativas para o banheiro.
Você também não precisa usar a cerâmica em todas as paredes do seu banheiro, pode concentrar seu uso apenas no box e sobre a bancada, por exemplo, e combinar as outras paredes com outros revestimentos.
1-Cimento Queimado
Esse técnica é das antigas, mas que há muito foi repaginado e esta entre os acabamentos atemporais e estilosos, não saem de moda.
Com uma boa manutenção pode durar muito, muito tempo mesmo, pode durar a vida inteira. Por ter uma grande resistência à abrasão, é muito difícil que este material quebre.
Cimento queimado tem aquele apelo rústico e se combinado com metais modernos garante o projeto de design.
2-Madeira rútica
Outro item que traz muita personalidade ao seu projeto é a madeira. Rústica ou acabada, a madeira oferece um calor visual e textura aconchegante ao toque.
Em termos de valor você vai encontra em todas as faixas de preço, e se combinar com sua pretensão visual paletes podem dar um acabamento interessante em suas paredes secas.
Se o local que será aplicada é área de box escolhas madeiras mais resistentes e manutenção periódica com protetores específico para essa finalidade.
3- Resina Epóxi
Em alta no gosto popular, chamado porcelanato líquido, o piso de resina epóxi é prático é muito resistente. A durabilidade do porcelanato líquido é de 10 anos.
Tem uma variedade quase infinita de combinações a única dificuldade é escolher uma mão-de-obra especializada de qualidade.
Talvez a grande vantagem dessa técnica é que pode ser aplicada sobre piso existente.
4- Cerâmica
Nossa herança cultural portuguesa inclui o gosto pelas cerâmicas. Junte ao componente praticidade o valor estético que emprestam aos espaços.
Com as suas cores, formatos, desenhos e texturas, são eles que dão vida às paredes.
São altamente duradouros e resistentes à água e ao fogo. Tenha cuidado de escolher aqueles com alta resistência para durar mais.
5- Cerâmica texturizada
Uma opção segura contra escorregamento são as cerâmicas texturizadas, o resultado rústico é bem interessante.
O problema com áreas de box é a manutenção de limpeza que pode aumentar o trabalho para manter.
6- Pastilha Resinada
Você encontra facilmente no mercado placas adesivas de pastilhas resinadas.
Elas podem ser aplicadas diretamente sobre cerâmica existente, o que viabiliza uma atualização rápida sem transtornos. Da mesma forma você pode trocar conforme sua vontade.
Possuem uma cola durável, que resiste a raios de sol e à umidade, podendo se manter fixada por até 5 anos em ambientes secos e por até 2 anos nos ambientes com umidade, se for feita manutenção de limpeza com muito cuidado.
7- Pastilha de vidro
Pastilhas de vidro para banheiros também são bem conhecidas e andam acima da moda, um verdadeiro clássico do design. Tem a seu favor durabilidade, resistência e facilidade de limpeza.
Se bem aplicada sua primeira manutenção vai acontecer depois de 15 anos ou mais, normalmente esta ligada a renovação de rejunte, e, ainda, costuma durar mais de 50 anos sem perder a cor nem mesmo ficar desgastada.
Também encontramos uma cartela de cores muito variada, para todos os gostos. Talvez a única desvantagem da pastilha de vidro seja o preço, chegando a custar 2 a 3 vezes mais que as pastilhas cerâmicas.
8- Tadelakt
Conhecido em alguns lugares como estuco de cal, é uma técnica marroquina milenar. É repelente à água e resistente a mofo e bolor.
Tadelakt dura muito tempo e envelhece muito bem, ficando cada vez melhor a cada ano que passa, desde que você cuide dele. Em Marrocos ha construções seculares conservadas com esse acabamento
O tadelakt não resiste a produtos ácidos, nem a substâncias que manchem. Os objetos afiados e abrasivos podem danificar o tadelakt.
9- Concreto aparente
Este tipo de revestimento é feito da seguinte maneira: uma parte das paredes é deixada sem o acabamento quando a estrutura é feito de concreto.
Outra maneira de usar concreto aparente é comprar réguas que podem ser aplicadas sobre a parede, no caso de bancadas elas podem ser confeccionadas em concreto.
O concreto aparente tem uma grande vantagem de ser um material muito resistente quando o processo de cura é feito corretamente.
A duração está ligada ao tratamento da superfície com a impermeabilização, principalmente em lugares onde há incidência de maresia
10- Porcelanatos super formatos
Porcelanatos super formatos são peças de porcelanato com tamanho maior que 100x100mm.
Por serem peças maiores e com formatos mais precisos, esses modelos demandam menos rejunte. Os porcelanatos, por si só, já são fáceis de limpar.
As emendas e juntas quase imperceptíveis trazem maior uniformidade. Os desenhos ou estampas parecem mais contínuos com a ilusão de bloco único, o que deixa o ambiente mais amplo.
Se você cuidar bem do seu porcelanato, ele pode durar mais de 20 anos.
11- Tinta impermeável
Se você perguntar para seus avós o que é barra lisa provável que eles se lembrem. Nas casas antigas do interior ainda é possível encontrar a técnica de tinta impermeável na parede.
Ao contrário de antigamente que a única opção era tinta óleo, hoje você tem muitas escolhas de tintas laváveis, epóxi ou simplesmente fazer uma aplicação de um impermeabilizante,
Facilmente chega aos 5 anos quando aplicada corretamente.
A base também deverá receber um tratamento prévio par melhor impermeabilização. Se for para o box a melhor escolha são as tintas epóxi.
12- Materiais naturais
O uso de materiais naturais também não é novidade, mas aqui para nós são sempre de tirar o folego.
São mais sofisticados e possuem dureza e abrasão muito maior que os revestimentos cerâmicos e porcelanatos, por isso seu preço é mais elevado.
Mármore, granitos são exemplos com facilidade na hora da limpeza, O mármore, além de muito sofisticado é muito resistência, ele é um dos mais indicados, pois não é fácil desgastá-lo.
O granito é um revestimento ainda mais resistente que o mármore e muito indicado para quem procura sofisticação e elegância. Por ser altamente impermeável, tem uma limpeza bastante fácil e prática.
A ardósia é outra pedra muito utilizada
Pedras rústicas e madeiras, já falamos anteriormente da madeira, incluímos aqui as réguas de concreto ( concreto é considerado pedra artificial, são tipos de revestimentos naturais.
13- Tijolo aparente
Talvez a renovação seja mais simples do que você imagina, descascar a parede de uma casa construída em alvenaria de tijolo maciço.
Neste caso, não é conselhável para área de box onde a incidência de água é muito intensa. Mesmo em parede seca também necessita de aplicação de resina impermeável.
Se sua casa não é uma delas, mas mesmo assim gostou da ideia então vá em frente com o revestimento de tijolo aparente, são peças mais finas para serem aplicadas sobre superfícies de parede preparada.
14- Seixo
Os seixos rolados ou simplesmente seixo também são naturais e fixadas em uma tela.
De uma beleza singela e de fácil aplicação, por onde se instalam garantem charme, volume e presença ao ambiente.
15- Papel de parede
Papel de parede pode ser usado no banheiro, desde que seja do tipo vinílico, tipos Impermeáveis e laváveis, o material tem maior resistência à umidade em áreas com vapor
Os papéis de parede tradicionais não são indicados para serem aplicados em locais de muita umidade.
De maneira geral, a durabilidade do papel de parede varia conforme as condições do ambiente em que o revestimento for instalado. Locais com problemas de infiltrações, sua duração será muito menor. Em geral, em ambiente secos podem durar até 10,
É importante saber que um papel de parede vinílico não é o mesmo que um papel de parede vinilizado.
16- Vidro
O vidro é um material de baixa deterioração e alta durabilidade, o que faz com que o revestimento de vidro se mantenha no local por dezenas de anos.
Mas precisamos reforçar que a durabilidade só é longa caso o revestimento seja projetado com os vidros corretos, e bem instalados. Além disso, o vidro mão sofre com desbotamento das cores.
Pode ser aplicado sobre azulejos. Dependendo do tamanho da parede da para ser uma peça única sem rejuntes.
17- Ladrilho hidráulico
Uma opção que não perde o charme é o revestimento de ladrilho hidráulico.
Feito de forma artesanal, esse modelo dá um ar mais intimista e retrô à decoração.
Embora não seja tão resistente quanto outros modelos, ele oferece um excelente custo-benefício.
E feito à base de cimento e outras matérias-primas usado em pisos e paredes, ainda há possibilidade em algumas empresas especializadas de personalizar seu próprio padrão geométrico e cores.
18- Pastilha de inox
O aço inox, ou inoxidável, é um material nobre e extremamente resistente, o aço inox de boa qualidade chega durar até 30 anos.
Além disso, é muito fácil de limpar e manter, bastando apenas uma flanela, água e sabão neutro.
19- Aço Corten
O aço patinável, mais conhecido como Corten, é um aço estrutural de alta resistência e baixa liga utilizado em aplicações internas quanto externas
Muito durável não exige manutenção ou pintura; · Resistente a agentes corrosivos
Comments