Quais Chás são seguros para mulheres grávidas
- Time Sphaira
- 24 de jun.
- 3 min de leitura
Saúde
É comum pensarmos que se algo é natural então não há riscos em ingerimos, a verdade não é bem assim.
Os chás podem ser naturais, mas da mesma forma que tem indicação para várias condições de saúde por seus compostos bioativos, também podem prejudicar durante a gravidez.
As ervas também são remédios!
Portanto, pode haver contraindicações e nem todos os chás são seguros durante a gravidez.
A necessidade de líquidos que aumenta na gravidez, e ainda algumas mulheres escolhem usar o chá como um remédio natural para os sintomas da gravidez.
A verdade é que pode ser benéfico reduzir o consumo de certos chás, e evitar completamente outros durante a gravidez.
Chás que podem ser seguros durante a gravidez
Quando o assunto é chás de ervas, não existem muitas pesquisas sobre como eles afetam a gravidez.
Por isso, a maioria dos profissionais de saúde recomenda que as mulheres grávidas evitem consumir qualquer erva em quantidades superiores às que estão presentes nos alimentos. (1, 12, 18).

Folha de framboesa
O chá da folha de framboesa é considerado seguro e acredita-se que ajude a preparar o útero para o nascimento. (11, 22).
Hortelã-pimenta
Este chá é considerado provavelmente seguro e comumente usado para aliviar gases, náuseas, dores de estômago ou azia, não foram encontrados estudos que comprovem esses benefícios (12).
Gengibre
O gengibre é um dos remédios fitoterápicos mais estudados durante a gravidez e considerado possivelmente seguro. Pesquisas sugerem que ele reduz náuseas e vômitos, mas, quando consumido seco, não deve exceder 1 grama por dia (1, 12).
Erva-cidreira.
Este chá é considerado seguro e comumente usado para aliviar ansiedade, irritabilidade e insônia. No entanto, não foi encontrado nenhum estudo que comprove esses usos, e sua segurança não foi estudada durante a gravidez (11).
Atenção
Embora geralmente considerada segura, a folha de framboesa pode promover contrações uterinas, enquanto a hortelã-pimenta pode estimular o fluxo menstrual. Portanto, há alguma controvérsia sobre se esses chás são seguros durante o primeiro trimestre da gravidez (12, 23). É melhor evitar beber esses chás nas primeiras 12 semanas de gravidez.
Chás com cafeína
A maioria dos chás com cafeína é considerada segura para beber durante a gravidez, desde que a ingestão diária total de cafeína da mulher não exceda 300 mg (8, 11).
Alguns chás com cafeína, como o preto, o verde, o branco, o matcha e o chai, costumam ser considerados seguros se consumidos com moderação.
Ainda devemos lembrar que algumas mulheres são particularmente sensíveis à cafeína e essas devem limitar o consumir no máximo 100 mg de cafeína por dia (8).
A cafeína passa pela placenta e alcança o bebê que está se desenvolvendo. O bebê não consegue metabolizar a cafeína da mesma forma que um adulto, além disso, o consumo de cafeína enquanto amamenta pode causar problemas de sono no bebê.
Por isso, existem debates sobre qual é a quantidade segura de cafeína ou se é melhor evitá-la totalmente.
O que se sabe é que quanto menos cafeína você ingerir, melhor será para o seu bebê durante a gravidez ou a amamentação.
Chás de frutas
Qualquer tipo de chá de frutas que você esta costumada consumir é seguro e delicioso. Esses chás contêm muitas vitaminas e minerais, que podem ajudar você a se manter saudável durante a gravidez.
Cuidado
As ervas podem interagir com outros medicamentos que você toma. Sempre consulte seu médico antes de consumir qualquer erva.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo os conselhos, fornece apenas informações genéricas, não substituindo de forma alguma uma opinião médica.
Comments