Saúde
Eugenia uniflora, conhecida como Pitangueira, conta com uma grande diversidade de nutrientes e compostos bioativos encontrados nas folhas e frutos, o que respalda seu uso na medicina popular no tratamento de doenças como distúrbios estomacais e intestinais, febre e inflamações em geral.
Efeitos antimicrobianos, antivirais, antifúngicos e antioxidantes no metabolismo, entre outros que foram relatados.
Esta planta é cultivada em vários países da região tropical e subtropical, é usada para a produção de sucos, polpa congelada e chá.
O que talvez você não saiba é que pode ser usada no tratamento de doenças.e prevenções.
Os produtos naturais extraídos de plantas sempre desempenharam um papel importante na descoberta de substâncias bioativas.
A pitangueira demonstrou em estudos seu potencial no uso medicinal como antimicrobiano, antioxidante, e outros.
A presença de compostos antioxidantes como os fenólicos totais, antocianinas e os flavonoides, bem como efeitos insecticidas e anti-helmínticos pela utilização do extrato pitangueira
As folhas frescas ou secas têm sido utilizadas popularmente como remédio, desde o século XV, para tratamento de doenças inflamatórias e estomacais, reumatismo, febre e hipertensão.
Alguns estudos confirmaram que Eugenia uniflora possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antifúngicas, que são geralmente atribuídos à presença de muitos óleos terpenóides voláteis, flavonóides e taninos condensados e hidrolisáveis, leucoantocianidinas e esteróides e / ou triterpenóides (. 4, 9).
Nutrição Pitanga (cereja do Suriname)
As cerejas do Suriname são ricas em vitaminas e minerais. Uma xícara (173 gramas) de cereja do Suriname crua contém:
Calorias: 57
Proteína: 1,4 gramas
Cálcio: 16 miligramas
Magnésio: 21 miligramas
Potássio: 178 miligramas
Vitamina C: 46 miligramas
Vitamina A: 130 microgramas de equivalentes de atividade de retinol
Benefícios para a saúde Pitangueira
A Pitangueira tem sido usada na medicina tradicional para diferentes problemas de saúde, incluindo:
diminuir a pressão arterial
prevenir azia
bronquite
cólicas
dores de estômago
diabete
antidiarreica
De acordo com literaturas antigas desde o século XV a pitanga tem ação vermífuga, antiparasitária. As folhas de chá ainda têm propriedades anti-reumáticas, antidisentéricas e febrífugas
Propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.
Os pesquisadores descobriram que os óleos e os extratos de folhas podem ter propriedades antifúngicas. Nos primeiros estudos de laboratório, descobriu-se que o extrato e os óleos essenciais têm atividade antifúngica contra Candida.
Estudos de laboratório também descobriram que extratos feitos de frutas e folhas da pitanga podem ser eficazes contra bactérias Streptococcus, Listeria e Staphylococcus aureus.
Streptococcus (strep) pode causar infecções na pele e na garganta. A Listeria é uma infecção grave causada pela ingestão de alimentos contaminados. Staphylococcus (staph) infecta principalmente a pele. MRSA ou Staphylococcus aureus resistente à meticilina é um tipo de infecção por estafilococos que não pode ser tratada com antibióticos regulares.
Rica em flavonoides obtida das folhas diminuiu a letalidade pela sepse induzida animais (infecção generalizada.) (1)
A administração oral reduziu a taxa de mortalidade tardia em 30%, evitou o acúmulo de neutrófilos nos pulmões, diminuiu os níveis de marcadores de inflamação.
A investigação química mostrou ramnosídeos de miricetina e quercetina como os principais componentes desta ação que a planta produz, compostos que podem ser considerados potenciais adjuvantes no tratamento da sepse.
Atividade antibacteriana do extrato das folhas de E. uniflora sobre Streptococcus, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, também foi relatada em estudos. (2)
Rico em compostos vegetais.
Quanto mais escura a fruta pitanga, mais compostos vegetais ela possui. Especialistas afirmam que os raros frutos de cor roxa escura apresentam maior potencial antioxidante, com maior concentração de carotenoides e compostos fenólicos, em comparação aos frutos vermelhos e amarelos. A casca contém mais desses compostos do que a polpa.
Os carotenoides são pigmentos naturais das plantas produzidos durante a fotossíntese, e têm propriedades antioxidantes que podem ajudar prevenir doenças cardiovasculares e câncer.
As frutas pitanga são uma boa fonte dos seguintes antioxidantes:
Rubixantina
Licopeno
Gama-caroteno
Beta-criptoxantina
Os antioxidantes são substâncias que podem ajudar a retardar ou prevenir os danos celulares causados pelos radicais livres. Estas são moléculas instáveis que seu corpo produz naturalmente quando converte alimentos em energia ou quando você se exercita.
Promove a saúde da pele.
As pitangas são ricas em vitamina C. A vitamina C tem propriedades antioxidantes e ajuda a proteger contra alguns tipos de danos celulares. Também é necessário para produzir colágeno, a principal proteína do corpo, essencial para a cicatrização de feridas. As mulheres devem ingerir 75 miligramas de vitamina C por dia e os homens, 90 miligramas.
Bom para a saúde ocular.
As pitangas são uma boa fonte de vitamina A. A vitamina A é essencial para a visão e o sistema imunológico. Um sinal de deficiência de vitamina A é um problema ocular chamado xeroftalmia . É quando você não consegue enxergar com pouca luz. Se não for tratada, pode levar à cegueira.
Potenciais propriedades anticancerígenas.
Os primeiros estudos de laboratório descobriram que extratos e óleos de folhas e frutas de pitanga podem ajudar a retardar o crescimento das células cancerígenas e aumentar a morte das células cancerígenas. Mas são necessários mais estudos para descobrir como isso afeta as pessoas.
O chá e o óleo de E. uniflora apresentam atividade mutagênica em baixas concentrações, e extratos em concentrações maiores podem ser considerados antimutagênicos.
Os extratos de suco com e sem sementes não possuem atividade mutagênica, mas possuem capacidade celular antiproliferativa; por isso, é objeto de estudos antienvelhecimento e estudos de inibição tumoral, principalmente o suco sem sementes, devido à sua maior capacidade de inibir a divisão celular.
Em outro estudo foi descoberto que o extrato aquoso e o óleo de E. uniflora apresentam atividade mutagênica em baixas concentrações e o extrato em concentração superior à média pode ser considerado antimutagênico. Além disso, tanto os extratos de suco com quanto sem sementes possuem capacidade antiproliferativa.(11)
Ação anti-inflamatória
A infusão de folhas frescas teve um efeito anti-inflamatório altamente significativo quando administrada por via oral em estudos com animais. (12)
Ação Anti microbiana do óleo de pitanga
Pseudomonas aeruginosa é uma bactéria muito temida, sendo uma das principais bactérias causadoras de infecções hospitalares e em pacientes com fibrose cística, em estudo foi a bactéria mais suscetível e o T. mentagrophytes o fungo mais suscetível aos óleos de pitanga.
Os resultados podem fornecer uma explicação para a utilização de E. uniflora na medicina popular.
Precauções a serem tomadas
O cheiro picante dos arbustos pitangueira sendo podados pode irritar o nariz e a garganta.
Sempre que usar um produto pela primeira vez, faça o teste de toque para avaliar possível alergia.
Sabor da pitanga
Deixe as pitangas na geladeira por 2 a 3 horas. Isso ajudará a reduzir o sabor resinoso.
As preparações: infusões, sucos e óleo
Chá terapêutico de pitangueira
Os extratos aquosos de Eugenia uniflora foram preparados por infusão em duas concentrações, 6g e 24g por litro de água, normalmente utilizado para chás medicinais.
As folhas secas foram colocadas em água fervente e desligar o fogo, em seguida, cubra e deixe descansar. Depois o extrato deve ser filtrado e deixado arrefecer à temperatura ambiente.
Suco terapêutico de pitanga
Para a preparação dos sucos, foi utilizada polpa de fruta com e sem sementes, triturada num liquidificador durante um minuto, e depois filtrada. Em ambos os tratamentos a concentração utilizada foi de 150 g de poupa para 1 litro de água.
Óleo de pitanga
O óleo essencial nunca deve ser usado puro e sempre misturado a um óleo neutro (carreador). O óleo vegetal deve ser verificado se é destinado para uso tópico ou ingerir. Use conforme a bula
Segurança
O extrato aquoso das folhas de E. uniflora apresentou predomínio de compostos fenólicos, com ação atóxica e não genotóxica in vivo. Esta abordagem esclarece a composição química das folhas de E. uniflora e sugere uma elevada margem de segurança no uso popular das folhas desta espécie vegetal. 10
Onde encontrar
Para que mora em grandes centros e não tem oportunidade de ter um pé de pitanga no seu quintal, você encontra as versões de folhas secas, extratos, tinturas e óleos de pitanga em lojas especializadas em produtos naturais, farmácias e sites.
Conclusão
Muitos dos benefícios da pitanga continuam sendo estudados, assim como alguns já foram comprovados, por serem de fácil acesso você pode querer introduzir a fruta, ou o chá a sua rotina de dietas variadas.
Em casos de tratamentos de saúde o ideal é conversar com seu médicos, principalmente se você faz uso de medicamentos.
Mulheres grávidas e amamentando converse com seu médico sempre que for usar chás, óleo, tintura ou extratos.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments