Saúde
Apesar de haver poucos estudos para poder provar os benefícios do chá de boldo, seu uso para problemas digestivos, desintoxicação do fígado ou perda de peso é muito popular.
É usado como tratamento para problemas digestivos na medicina tradicional, especialmente na América Central e do Sul.
A folha do boldo (Peumus boldus) vem da árvore perene chilena conhecida por seu uso medicinal tradicional.
Os indígenas mapuche utiliza suas folhas há séculos, principalmente para remédios digestivos.
Quando chegaram os na América colonizadores espanhóis adotaram o boldo em suas tradições herbáceas, e ele ganhou reconhecimento na Europa durante o século XIX por seus possíveis benefícios hepáticos e digestivos.
Mas atenção a ingestão de quantidades excessivas pode causar complicações à saúde.
Na medicina tradicional é usado para tratar problemas digestivos, desintoxicar o fígado e estimular a perda de peso (1).
Normalmente o chá não é consumido diariamente.
Ele tem um sabor forte, sendo usado apenas quando necessário, mais como um remédio do que como um chá.
Benefícios

No estudo "in vitro" feito com os 13 chás das ervas mais usadas na América do Sul constatou que o chá de boldo tinha uma das mais altas atividades antioxidantes. Isso é por conta da sua capacidade de combater os radicais livres, que são compostos prejudiciais que podem causar danos celulares (2).
A planta do boldo e seu chá também contêm um composto volátil chamado ascaridol. Em estudos em tubos de ensaio e em animais, o ascaridol mostra um potencial promissor no tratamento da leishmaniose, uma doença causada por parasitas tropicais. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas (1, 3, 4, 5).
Também é popularmente usado como uma ajuda na perda de peso, mas não encontramos evidências que sustentem essa afirmação.
Preparo do chá de boldo
É preparado com a imersão de cerca de 1 colher de sopa (6 gramas) de folhas secas de boldo em 1 xícara (240 mL) de água quente.
Algumas pessoas recomendam diluir o chá de boldo com outro tipo de chá de ervas chamado erva-mate. Você pode até comprar misturas pré-fabricadas desses dois tipos de chá. Mas atenção a ingestão de quantidades excessivas pode causar complicações à saúde.
Também é possível comprar um extrato líquido da planta do boldo para tomar como suplemento. Neste caso esteja atento bula e fale com seu médico.
Cuidado com uso do chá de boldo
Ele pode interferir com a varfarina, um medicamento para afinar o sangue, bem como com outros anticoagulantes e medicamentos para o coração. Se estiver usando algum desses medicamentos, converse com um profissional de saúde antes de tomar chá de boldo (6T).
A substância chamada ascaridol no chá de boldo também pode ter algumas desvantagens. O consumo de grandes doses pode danificar o fígado, assim como a aplicação tópica pode causar uma erupção cutânea. (7).
Boldo parece aumentar o fluxo de bile, um fluido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. O fluxo extra de bile pode ser prejudicial em pessoas com problemas de vesícula biliar. Além disso, é possível que ter problemas de vesícula biliar aumente o risco de danos ao fígado por boldo. (8)
Mulheres gravidas e amamentando cuidado, o boldo contém produtos químicos que podem prejudicar o feto e causar danos ao fígado do bebê.
Cuidado, o boldo pode retardar a coagulação do sangue. Isso pode aumentar a chance de muito sangramento durante e após a cirurgia. Pare de usar boldo pelo menos duas semanas antes de uma cirurgia programada.
Além desses riscos, o boldo pode ter interações com medicamentos como Tacrolimus (Prograf), anticoagulantes/antiplaquetários, medicamentos hepatotóxicos e Tomar boldo pode aumentar a quantidade de lítio no corpo. Isso pode causar efeitos colaterais sérios
Dosagem recomendada
Como o chá de boldo contém ascaridol, um composto aromático potencialmente prejudicial, não é recomendável tomá-lo diariamente.
Para minimizar as possíveis complicações, beba apenas 1 xícara (240 ml) de chá de boldo quando achar necessário.
Se você optar por tomar uma mistura de boldo e erva-mate, é melhor comprar um chá pronto, que deve conter uma proporção segura dos chás.
Enquanto isso, se estiver tomando um suplemento de extrato líquido, não exceda a dosagem recomendada no rótulo. Além disso, os extratos líquidos, mas atenção quanto a pureza e os ingredientes.
Como acontece com qualquer remédio herbal, é importante consumir boldo com moderação e consultar um profissional de saúde se você tiver alguma preocupação sobre seu teor de cafeína ou efeitos potenciais em sua saúde.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments