top of page

Para que serve a glicerina + receita de hidratação potente para todo tipo de pele


Pele

 

De Hidratar a proteger, pode melhorar a barreira natural da pele, acelerar a cicatrização e ajudar na psoríase, entre outros, benefícios poderosos de uma simples aplicação de glicerina diluída em água na pele,


Se você olhar com cuidado para os rótulos das embalagens de cremes, loções e hidratantes, condicionadores, todo tipo de cosméticos ela está lá, sim, a glicerina faz parte das formulações dermocosméticos.


Nos últimos anos a glicerina vem se tornando mais popular, não é à toa, barata, de fácil acesso e fácil de aplicar. Mais que isso, estudos mostram que a glicerina pode ser efetivamente benéfica para sua pele.


Não importa se sua pele é seca, oleosa ou propensa a erupções, repor a hidratação a pele com glicerina reforça a resiliência da barreira de umidade. Particularmente para acne, há muitos benefícios da glicerina.


O que é glicerina?


glicerina hidratar pele rosto receita caseira barata


Também conhecida como glicerol, a glicerina é um composto natural derivado gorduras animais. É um líquido transparente, incolor, inodoro e denso com sabor adocicado.


A glicerina é um umectante, um tipo de agente hidratante que atrai a água para camadas da pele.


Também é comumente usada como agente oclusivo, a glicerina age impedindo a evaporação da hidratação natural da pele, retendo a umidade dentro da pele.


De acordo com um estudo de 2016, a glicerina é o umectante mais eficaz para aumentar a hidratação na camada superior da pele, quando comparado com outros ativos, incluindo:


  • alfa-hidroxiácidos, como o ácido lático e o ácido glicólico

  • ácido hialurônico

  • propilenoglicol e butilenoglicol

  • sorbitol

  • ureia


Sim, isso mesmo que você leu, a glicerina é mais eficaz que esses famosos umectantes. Então salve seu bolso ao escolher seus cremes.


Benefícios da glicerina para a pele


Um estudo de 2017 mostrou que a glicerina é um hidratante eficaz para a pele. Normalmente os efeitos de uma formulação hidratante não são avaliados até 24 horas após uma única aplicação, neste estudo uma solução contendo glicerina mostrou eficacia após esse período.


Ao aplicar a glicerina, a capacidade de reter umidade aumenta Um estudo de 2021 descobriu que a glicerina não apenas aumenta as capacidades de retenção de umidade do estrato córneo, mas também melhora sua estrutura.


O estrato córneo é a camada mais externa da pele e é uma camada vital quando se trata de reter umidade dentro do corpo.



O efeito da glicerina na pele


Hidrata a camada externa da pele (estrato córneo)

Quando aplicada topicamente, as propriedades umectantes da glicerina melhoram a hidratação da camada externa da pele, o que deixa a pele mais macia na camada superior, facilitando a esfoliação. É por isso que alguns até percebem um certo clareamento ao aplicar.


Melhorar a função de barreira da pele

Dez dias de tratamento da pele normal com 20% de glicerina aumentaram significativamente os valores da espessura da pele, indicando um aumento da hidratação.


Os efeitos hidratantes são produzidos devido a uma película fina formada por glicerina, que por sua vez mantém o sebo da pele, protegendo a pele de doenças cutâneas devido à xerose


O Resultado


1 Fornecer proteção contra irritantes da pele

A aplicação da glicerina melhora a função de barreira da pele e propriedades mecânicas da pele, inibição da transição de fase lipídica do estrato córneo, proteção contra estímulos irritantes.


2 Acelerar os processos de cicatrização de feridas

A glicerina provoca aumento da degradação desmossômica e aceleração dos processos de cicatrização de feridas.


3 Aliviar a pele seca

O aumento da hidratação epidérmica pelo glicerol é essencial em condições de pele agravadas por agressões ambientais como secas pelo frio, por exemplo, xerose de inverno.


4 Tratamento da psoríase e dermatite

A aplicação tópica de produtos contendo glicerol melhora as propriedades da pele em doenças caracterizadas por xerose e função de barreira epidérmica prejudicada, como dermatite atópica (4 ,7 )


5 Antimicrobianos

Até mesmo um efeito antimicrobiano na pele foi demonstrado. Ou seja, peles propensas a acnes também são favorecidas.


6 Ação Antiage


A manutenção da hidratação da pele é um fator importante para preservar uma aparência jovem, saudável e radiante. E o uso de glicerina mostrou eficacia com:


  • Hidratação duradoura em pele envelhecida


Um mecanismo importante de hidratação da pele é o transporte de água das camadas mais profundas, como a derme, para camadas mais superficiais, a epiderme, o que ocorre pelos canais de proteínas (aquaporinas 3) presentes nos queratinócitos.


O uso de ativos podem favoreçam a presença das aquaporinas nas células cutâneas, melhorando assim a hidratação, especialmente em casos de envelhecimento cutâneo.


E adivinhem, a glicerina também está envolvida no transporte e atividade das aquaporinas na superfície da pele.


  • Melhora da elasticidade


Aumento predominante da elasticidade da pele (DTM e Cutometer) e amolecimento do estrato córneo em relação à linha de base e ao veículo.


Lembre-se pele altamente hidratada também tem melhora na.elasticidade cutânea.


  • A Pele mais suave


Um amolecimento da derme, associado efeito antienvelhecimento. A pele envelhecida tende a se tornar mais áspera.



  • A Redução de rugas


Rugas faciais são marcadores claros do processo de envelhecimento


O estudo clínico de 2023 confirmou um aumento significativo da hidratação e elasticidade da pele, bem como uma diminuição da visibilidade das rugas após 2 e 4 meses com aplicação para de fórmula hidratante a 20%, observando um efeito cumulativo de suavização da superfície da pele.


(Referências 1, 2, 3, 2, 3, 4).



A glicerina pode irritar minha pele?


A glicerina age de maneira que atrai água de um ambiente mais úmido para outro, portanto em condições de baixa umidade atmosférica, pode desidratar a pele, atraindo a umidade de dentro para fora, até o ponto de formar bolhas.


A formação de bolhas pode ocorrer com glicerina não diluída ou com glicerina não diluída o suficiente;


Algumas receitas de cosméticos naturais recomendam diluir a glicerina com água de rosas, pois a água de rosas hidrata a pele e refina os poros. Um estudo de 2019 descobriu que a rosa tinha efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios positivos na pele.



Há efeitos colaterais no uso da glicerina?


Embora não haja efeitos colaterais relatados, a glicerina é um produto natural, portanto, sempre há a possibilidade de uma reação alérgica.


Faça o teste aplicando a diluição em um pequeno pedado da pele (pode ser o antebraço). Aguarde 24 h. Se houver vermelhidão, coceira ou erupção cutânea, pare de usar o produto imediatamente. Procure um produto alternativo que não contenha glicerina e não deixe de ler os rótulos com atenção.



5 formas de usar glicerina / Receita


1 extrato glicólico de centelha asiática (Peles normais e oleosas)


Ingredientes Pra fazer o extrato de centelha asiática

30 gr Centella Asiática seca

100mL Glicerina (99% glycerol)

50 mL hidrosol de centelha

(Receita do Dr. Leo Kwok)


Preparo

Misture tudo, armazene em um pode fechado, fora da claridade, por 4 a 6 semanas, mexendo o pote todos os dias.


O extrato glicólico também vendido pronto em sites de produtos e ativos para cosméticos ou farmácia de manipulação


Como usar

1 a 5%., ou seja, a cada 100 gotas de água usar até 5 gotas do extrato. Ou a cada 100ml de creme usar até 5ml do extrato (4). Nunca use puro


Um estudo de  2017 descobriu que uma combinação de glicerina, ácido hialurônico e extrato de Centella asiática melhora a função de barreira da pele por até 24 horas após a aplicação.


Com ação emoliente, cicatrizante, protetora e restauradora de tecidos, descongestionante, vaso protetora, a centelha asiática melhora a elasticidade da pele.


Indicado no tratamento externo da celulite; em emulsões hidratantes.




  1. Soro (todas as peles)


Combine 5 gotas de glicerina pura com 20 mililitros (mL) de água de rosas.

Despeje a mistura em um pequeno frasco ou borrifador.


Aplique o líquido no rosto diariamente, usando o dedo ou um Cotonete, após absorver.


Ou aplique como uma névoa para obter um brilho saudável após a aplicação da maquiagem.

Guarde o soro na geladeira.



3. Como usar apenas glicerina no rosto de forma simples (todas as peles)


Primeiro, lave e enxágue o rosto com água fria.

Coloque a glicerina diluída com água em um chumaço de algodão ou lenço de papel e limpe suavemente o rosto.


Deixe a glicerina ser absorvida pela pele por alguns minutos.

Enxágue suavemente a glicerina com água, se sentir muito pegajoso.


É muito importante diluir a glicerina antes de usá-la diretamente. A aplicação de glicerina diluída no rosto é um processo fácil e, normalmente, muito seguro. Porém, se não for diluída, ela pode irritar gravemente sua pele.


Certifique-se de não a deixar entrar em contato com os olhos e a boca.



4. Glicerina com creme (peles secas)


Com o creme de sua preferência separe a medida de 50ml e acrescente 10ml de glicerina (isto é uma concentração de 20%).

Use normalmente.




5. Glicerina + creme (peles secas)


Aplique a glicerina de forma simples como falamos no item 3, ou misturada com água de rosas (item 2).


Deixe secar a pele.


Então aplique por cima o creme de sua preferência.



 

Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.


Comments


bottom of page