O que é posicionamento e marca pessoal
- Time Sphaira
- 13 de jul.
- 3 min de leitura
Comportamento
Imagina uma cabeleireira que vive com o cabelo desgrenhado, ressecado, como os outros vão valiar a capacidade dela? Eu diria, se ela não consegue tratar do próprio cabelo, como vai cuidar do cabelo dos outros? Ou um dentista com dentes cariados? Ou um advogado que não sabe nem o português. Imagina uma esteticista com a pele maltratada?
Sua aparência, seu comportamento e forma de comunicação expressam mais do que você imagina.
O que é posicionamento
Uma marca forte se destaca na multidão e, assim, resulta em mais vendas, maior reconhecimento e melhores experiências para o cliente.
Bem, mas branding ou marca não é só para empresas, o profissional também deve marcar sua presença com sua própria história, habilidades e expertise. E como uma empresa bem posicionada tem melhores resultados no mercado, o profissional bem posicionado também terá melhores resultados, seja na conquista de novos cargos ou novos clientes.
O posicionamento da marca pessoal é uma estratégia para construir uma identidade sólida, que ajuda a se diferenciar no mercado de trabalho e a alcançar suas metas de carreira.
Mas o ponto deste artigo é não são só os profissionais que devem construir ou posicionar sua marca. Em no mundo cada vez mais digital, uma marca pessoal não é mais apenas algo bom de se ter; é algo esperado de todos, se você tem um perfil publico em alguma rede social, você tem uma marca pessoal, bem posicionado ou não
O posicionamento da sua marca pessoal, ou personal branding, é basicamente como você gerencia a maneira como as pessoas te veem, quase como se você fosse uma marca empresarial. Isto é, aquilo que você mostra como suas qualidades, experiências e valores acabam criando uma imagem.
Mas será que aquilo que as pessoas estão vendo em você é realmente o que você gostaria que elas pensassem sobre você?
Aquilo que é compartilhado, o que você fala ou escreve, os lugares que frequenta, o que você veste constroem a identidade que os outro veem. E uma boa marca pessoa pode aumentar sua influência e impacto tornando você referencia.
Esse conceito, na verdade, não é novo, é o que antigamente se denominava de Reputação. Uma reputação consistente e positiva ajuda a construir confiança e credibilidade.
E como construir (posicionar) sua marca pessoal?

Estabelecendo valores princípios claros
Quando você tem valores e princípios claros, você tem um norte, ou diretriz que te ajuda a selecionar o que você posta, o que você veste e lugares que frequenta, a forma que você fala, etc.
Veja bem, não estamos falando de construir um personagem fictício que representa você, longe disso. Trata-se de estar mais consciente das escolhas publicas.
Identificar seu público-alvo
No caso profissional ou empresarial nos referimos a público alvo, mas no caso da marca pessoal, tente identificar o público que você que influenciar ou apenas comunicar. Quem são as pessoas que você quer transmitir uma mensagem? Ou quem vê você?
Com essas respostas você estabelece seu público alvo.
Imagem e história coerentes
Pelo que você quer ser conhecido? Qual a sua história que você quer que os outros saibam? O que você quer informar?
Um exemplo ainda mais complexo, uma mulher que se declara cristã, com valores e princípios pautados na bíblia, isso significa que a moralidade e modéstia seriam os princípios a serem seguidos, ser uma mulher de alto valor moral é um objetivo a ser alcançado, não por que quer simplesmente passar essa imagem, mas por que tem essa visão de mundo.
Ao ter bem claro esse norte, as escolhas dessa mulher serão mais conscientes e coerentes, desde as roupas que usa publicamente, e consequentemente as a fotos publicadas, a forma que você fala, lugares que frequenta até as causas que apoia.
Imagina declarar -se cristã e vestir-se vulgarmente sem pudores. Ou ser apoiadora de terroristas, ou abortistas, por exemplo? Seriam uma total incoerência, não é?
Concluindo
A consciência clara do poder da reputação pode transformar sua vida, sua profissão ou seu negócio.
Avaliar-se, construir essa identidade intencionalmente pode levar um tempo, mas vale a penas, você pode ser uma influência positiva na vida de muitas pessoas que seguem a vida de forma perdida.
Comments