Mais que um estilo, uma escolha, é um jardim, um oásis, uma pequena selva dentro de casa, estamos falando sobre Urban Jungle.
Existem várias vantagens em morar em prédios de apartamentos, ou casa em áreas urbanas, mas também algumas desvantagens.
Uma das principais desvantagens é a falta de espaço ao ar livre (a menos que tenha um pequeno pedaço de terra) ou seja, a falta de contato com a natureza.
Desafiando a falta de espaço, o estilo Urban Jungle surgiu.
O que é um estilo Urban jungle
O estilo Urban Jungle é o conceito de integrar natureza cultivando muitas especies de plantas em pequenos espaços, este estilo integra a estética exterior no interior, transformando seu apartamento ou casa em uma grande varanda.
É exatamente isso, criar um jardim, e alguns mais ousados formar uma pequena floresta, dentro de casa, o resultado? Um oásis urbano para se refugiar.
Já é de conhecimento de muitos que o contato com a natureza é muito eficaz na redução do estresse. Existem estudos que demonstraram que uma corrida em meio natureza como parques tem superior eficacia na redução de índices de estresse. O ser humano esta redescobrindo sua profunda e ancestral relação com jardim.
Características de um interior Urban Jungle
Uma selva urbana é caracterizada pelo uso abundante de verde, o conceito de Urban jungle abrange mutos vasos espalhados pelo interior do ambiente. A ideia é criar uma atmosfera externa dentro de casa.
A escolha dos materiais para mobília ou itens de decoração também acompanha a vibe muito natural, como madeira, cortiça, rattan e tecido de fibras naturais. Plástico e meta é um pouco menos visto.
Esses materiais também impactam a paleta de cores. Um interior de selva urbana é caracterizado por cores de madeira, tons de terra e terracota. Normalmente, o branco é a cor preferencial para as paredes e o teto, mas não necessariamente sempre a preferência por branco é por conta de refletir mais luz para o interior.
Quais plantas de interior combinam com uma Urban jungle?
O integrante mais importante da selva urbana são as plantas de interior. Quanto mais plantas você conseguir colocar lá dentro, melhor!
De fato, qualquer planta pode fazer parte da sua pequena selva, nenhuma específica, o que você precisa avaliar é a incidência de luz que há em sua sala ou lugar em que você vai cria seu oásis, a ventilação, e rega.
A iluminação
Quantas horas do dia sua janela recebe luz? Isso determina se sua escolha de plantas. Se a planta escolhida precisa de sol pleno, quer dizer que a planta precisa de um lugar com no mínimo 7 horas de sol por dia, ou meia sombra, quer dizer ela precisa de pelo menos 3 horas de sol, ou planta de sombra, quer dizer que só precisam de luz indireta (difusa) no ambiente.
Um recurso que alguns colecionadores de plantas raras usam é a luz artificial que consegue replicar a condição de luz indireta e alguns modelos até mesmo a meia sombra. Falaremos mais sobre isso próximo artigo.
A ventilação
Se você mora em regiões muito frias e o local escolhido para suas plantas está vulnerável a receber mudanças bruscas (exemplo portas de saída e entrada) opte por plantas que toleram
mudanças e temperaturas baixas
A rega
Todas as plantas requerem rega, a questão é algumas precisam receber mais frequentemente água que outras, então considere, por exemplo, o piso e a facilidade de levar a água. Uma coisa é uma ou duas vezes na semana você regar suas plantas, outra coisa é ter que mantê-las em ambiente extremamente úmido, perincipalmente se sua cidade tem ar seco.
Algumas plantas de interior populares:
Bananeira (Musa)
Ficus Lyrata
Orelha de Elefante (Alocasia)
Planta de dinheiro chinês (Pilea Peperomiodes)
Costela de adão (Monstera Deliciosa)
Suculentas
Palmeiras
Colocacias
Filodendros
Dracenas
peperômias
Hera
Bambu
Lirio da paz
Begônias
Jiboia
São exemplos que temos visto por aí.
Vasos e suportes
Um estilo de interior só está completo se os elementos presentes combinarem e a sala estiver bem equilibrada. No artigo anterior sobre plantas na sala falamos com mais detalhes sobre várias alturas, uso de suportes, vasos em formatos variados. Sugiro que veja para mais dicas.
Na Urban jungle de nível avançado a preocupação com vasos já não é a principal atenção, uma vez que a quantidade de plantas acaba ofuscando os vasos. Para quem vai começar sugiro dar uma atenção aos modelos, materiais e cores para uma bela decoração.
Beneficio de um jardim dentro de casa
Alívio do estresse. A vida tornou-se uma loucura em nossa geração, muita coisa contribui para níveis insanos de estresse (e menor expectativa de vida). Mas ter plantas foi relacionado como responsável em reduzir os níveis de estresse
Ar fresco. Todo aluno da quinta série sabe fotostereossíntese, e ter plantas em sua casa cuidará da melhoria da qualidade do ar, banindo produtos químicos nocivos como a amônia. Quem não gostaria de um pouco mais de ar fresco em meio a selva de pedra e sua poluição?este planeta em chamas?
Melhor capacidade de atenção. Acredite ou não, ter plantas reais pode aumentar seus níveis de concentração e para os estudantes ajudá-los a se sair bem nas provas. Cerque seu canto de aprendizado com vários vasos de plantas para melhorara eficácia do seu estudo.
As plantas podem melhorar sua atitude em relação ao trabalho. Ter um pouco de verde ao seu redor durante o trabalho pode tornar toda a experiência muito mais agradável, de acordo com pesquisa realizada nos Estados Unidos e na Índia. Como o home office se tornou comum, que tal equipar seu canto de trabalho com algumas plantas?
As plantas podem melhorar o seu sono. Cuidar das plantas antes de dormir pode aumentar sua qualidade do sono devido aos efeitos combinados de redução do estresse e ar fresco na sala.
Mais beleza viva. Muitas estéticas de design de interiores incluem plantas, pois dão um ar de vida a qualquer ambiente.
As plantas podem ajudá-lo a aprender disciplina. Você tem que cuidar de suas plantas. Se você está lutando para se concentrar e se lembrar de coisas, como regar suas novas flores, pode usá-las como um bom treinamento para responsabilidade e disciplina gerais. Comece obtendo plantas de que goste, pois terá menos chances de deixá-las morrer e enriqueça sua coleção à medida que se torna mais competente e confiante.
Ajuda a praticar atenção plena. Quem já não sofreu com ansiedade ou preocupação e pensamento repetitivos? Estudos demonstraram que durante a prática da jardinagem você mantêm sua atenção e esquece dos problemas.
De fato não há regras em como organizar sua pequena selva, vá experimentando e aprendendo a cuidar, é importante ler sobre cada necessidade de cada espécie de plantas, depois que você aprende é tudo fácil e muito prazeroso. Os colecionadores mais avançados começaram assim com um simples vaso e foram descobrindo o mundo verde que se pode ter em casa. E aqui para nós, tem casa simples que se torna um verdadeiro oásis com a simplicidade de muitas plantas.
Commentaires