top of page

O que é e diferenças entre roupa alfaiataria, alta costura e Prêt-à-porter


Curadoria de Estilo


 

Vendidos como elegantes e sofisticados, e logicamente preços nas alturas, anúncios de calças de alfaiataria, camisa, ou blazer de alfaiataria, ou até lojas ditas especializadas em alfaiataria chovem em nossos feeds das redes sociais, não é?


Mas o que é de fato uma roupa de alfaiataria? E Prêt-à-porter ? E a Alta costura?


Bem, vamos começar com o que é um Alfaiate


Alfaiate é o profissional especializado que exerce o ofício da alfaiataria, é uma arte de cria e confeccionar roupas masculinas (terno, costume, calça, colete, etc.) de forma artesanal e sob medida, ou seja, exclusivamente conforme as medidas e preferências de cada pessoa, sem o uso padronizado de numeração preexistente.


Os alfaiates costuravam para os homens enquanto as costureiras confeccionavam roupas femininas.


Como surgiu a alfaiataria


O primeiro tratado sério sobre o tema foi “Art du Tailleur”, escrito por François-Alexandre-Pierre de Garsault em 1769.  


Durante os séculos XIX e XX, a alfaiataria consolidou-se como parte essencial do vestuário masculino, influenciando a moda em todo o mundo.

O que é e diferenças entre roupa alfaiataria, alta costura e Prêt-à-porter


Quando o primeiro smoking feminino foi lançado por Yves Saint Laurent nos anos 1960, com as técnicas de alfaiataria, voltadas para as roupas masculinas, no vestuário feminino, deu início ao uso dos trajes de negócio formais como peças-chave do guarda-roupa tanto para homens quanto para mulheres.


Inevitavelmente se tornaram clássicos na moda, são peças iconizadas em filmes e pela elite. Sim, a Realeza europeíza é bem a imagem de roupas de alfaiataria (sob medida).


Uma roupa de alfaiataria significa dizer que é feita sob medida, são peças do vestuário masculino como calças ternos, blazer coletes, e usam tecidos comumente usados para estas peças, enfim.


E o que é Prêt-à-Porter


Antes de 1800, quase todas as roupas no mundo da moda eram sob medida, ou seja, eram costuradas por costureiras e alfaiates.


Durante a Guerra de 1812, o governo dos EUA começou a produzir em massa uniformes militares, tornando-os uma das primeiras peças de vestuário prontas para vestir da história.


Na década de 1900 a mídia começou a dar atenção as roupas prontas para vestir nos EUA, em um tempo de dificuldades econômicas, por serem mais práticas do que as roupas sob medida.


Mas foi 1966, que o estilista Yves Saint Laurent abriu sua primeira loja vendendo uma linha pronta para vestir. Isso abriu caminho para outros estilistas fazerem roupas prontas para vestir além de suas linhas tradicionais de alta-costura.


A diferença entre Alfaiataria, Prêt-à-Porter e Alta costura


A diferença entre Alfaiataria, Prêt-à-Porter e Alta costura


1 Quanto Produção

Os fabricantes produzem roupas prontas para vestir usando fábricas com processos automatizados ou em larga produção, enquanto a alta costura é geralmente feita à mão do início ao fim — incluindo design, costura e alfaiataria.


2 Tamanhos

Roupas prontas para vestir estão disponíveis em “tamanhos padrão” (por exemplo, de PP , P, G ou GG) para agilizar o processo de produção.


Já a alta-costura e alfaiataria são feitas sob medida, o que significa que é feita na medida individual para o corpo do usuário.


3 Custo

Roupas prontas para vestir são baratas de produzir e normalmente tem preços um pouco mais acessíveis.


A Alfaiataria pode ser cara; seu preço é baseado em sua exclusividade, nos materiais e mão de obra usados, Já a Alta costura além de tudo isso, usa materiais de luxo e tem o valor da criação que é uma arte ​​para criar as peças únicas, e os preços também são para poucos.


E a roupa de alfaiataria vendida em lojas


Tecnicamente, roupas que são produzidas em escala e vendidas prontas não são alfaiataria, pois uma peça realmente de alfaiataria precisa ser feita sob medida ou pelo menos ajustada para seu corpo.


Não é surpresa que as grandes casas de alta costura (Haute Couture) como Chanel, Yves Saint Laurent, Christian Dior, fazem distinção entre as coleções Prêt-à-porter, termo francês que significa "pronto para vestir" e se refere a roupas e acessórios que podem ser comprados e levados para casa sem serem feitos sob medida.


Poderíamos chamar apenas estilo alfaiataria, uma cópia de algo que tereia sido confeccionado sob medida, entretanto não é uma peça de alfaiataria de fato.

Comments


bottom of page