Para que serve Glutationa para tratar a pele, mancha, melasma e dermatites
- Time Sphaira
- 27 de ago.
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de set.
Pele
Um ingrediente bem conhecido por sua importância na saúde, mas pouco conhecido como produto de cuidados com a pele, a glutationa vem se tornando popular no skin care por conta de suas propriedades antioxidantes e efeitos antienvelhecimento.
Poucas pessoas conhecem suas propriedades e benefícios, outras nem sabem o que ou riscos.
Para isso estamos aqui, mostra tudo e como você pode se beneficiar no tratamento da pele
O que é glutationa?
Um antioxidante natural presente em todas as células do corpo humano, a glutationa é produzida a partir de três aminoácidos: cisteína, ácido glutâmico e glicina.
A glutationa desempenha um papel fundamental na proteção das células contra danos causados por radicais livres e estresse oxidativo, que afetam diretamente a saúde da pele e acelerar o processo de envelhecimento.
Com o tempo os níveis naturais de glutationa no corpo podem diminuir devido à idade, exposição ambiental e outros fatores.
Assim, produtos para a pele que contêm glutationa, podem ser um recurso para combater a inflamação da pele, o envelhecimento e ainda melhorar a proteção solar.
Para que serve a glutationa?

Ação de antioxidantes ajudando a neutralizar os radicais livres e a proteger as células dos danos oxidativo.
Desintoxicante, a glutationa ajuda o corpo a eliminar toxinas com mais eficácia.
E suporte imunológico da glutationa desempenhando um papel crucial no suporte da função imunológica, a glutationa ajuda o corpo a combater infecções e auxiliando na recuperação fazem ela participar muitos processos naturais do corpo.
Benefícios da glutationa para a pele
1. Reduz da hiperpigmentação
Ao inibir a produção de melanina, a glutationa tópica pode clarear manchas escuras, marcas da idade e hiperpigmentação pós-inflamatória.
2. Anti-inflamatórios
O efeito anti-inflamatório da glutationa tópica reduz a inflamação em condições como acne, eczema ou psoríase.
3. Ação Desintoxicação
Os níveis ideais de glutationa podem melhorar o processo de desintoxicação, ajudando a melhorar a clareza e a saúde da pele.
4. Antienvelhecimento
Ao combater o estresse oxidativo, uma das principais causas do envelhecimento precoce, a glutationa ajuda a reduzir o aparecimento de linhas finas e rugas.
5. Anti-acne/cicatrizante
Também pode reduzir cicatrizes e manchas de acne.
6. Melhor Textura da pele
A glutationa tem capacidade de deixar a pele mais lisa e hidratada.
A glutationa no melasma
Distúrbios hiperpigmentares, incluindo o melasma, são difíceis de tratar. Por possuir propriedades antimelanogênicas e antioxidantes, a glutationa é usada como agente clareador da pele.
Entre as várias formas de glutationa tópica, a glutationa 0,5% segundo uma revisão sistemática, foi significativamente mais eficaz em comparação com a glutationa 0,1%.
A mesma revisão também menciona a glutationa mais microagulhamento, com mais resultado. Revisão citada (1)
Como aumentar os níveis de glutationa naturalmente
Embora existam suplementos no mercado de glutationa, aumentar seu nível, naturalmente, sempre é melhor.
A glutationa é produzida naturalmente pelo nosso corpo a partir dos precursores que são os aminoácidos, portanto a ingestão de proteína dietética pode influenciar o pool de aminoácidos do qual o corpo pode sintetizar a glutationa.
Embora para maioria das pessoas, pode não ser necessário suplementar proteína para atender às suas necessidades diárias, uma fonte adicional de proteína é potencialmente benéfica, e necessária. Adicionar proteína do soro do leite pode ser interessante devido ao seu maior conteúdo de cisteína, é o que afirma uma revisão de 2019.
Se você quiser saber mais sobre os benéficos da glutationa na saúde, leia nosso artigo sobre.
Efeitos colaterais da glutationa na pele
Embora sejam normalmente seguros, suplementos e produtos de glutationa podem causar efeitos colaterais, como náuseas, inchaço e efeitos clareadores indesejados da pele. Reações alérgicas também são possíveis em algumas pessoas.
Alérgicos à glutationa podem ter uma reação e desenvolver erupções cutâneas ou coceira na pele ao usar suplementos de glutationa, apesar de isso ser muito raro.
Grandes doses de glutationa, especialmente por meio de injeções, podem causar problemas respiratórios, principalmente em pacientes com asma.
O efeito clareador pode não corresponder às expectativas de todos.
Considerações finais
Embora haja muitos benefícios para pele, se for fazer suplementação ou usar alguns produtos com glutationa, faça o teste antes, comece aos poucos, principalmente sob condições especificas de saúde, procure orientação especializada de sua confiança.
Isenção de responsabilidade: o conteúdo, incluindo seus conselhos, fornece somente informações genéricas, não substituindo de forma alguma uma opinião médica.
Comentários