Casa
As civilizações antigas eram admiravelmente desenvolvidas. Quando comparamos os recursos tecnológicos disponíveis na época aos que possuímos hoje é de impressionar o conhecimento que tinham.
E o resfriamento do ar com técnicas alternativas é um desses exemplos, podemos aprender muito com eles e aplicar algumas dessas lições em nossas casas para refrescar o ambiente.
O conceito básico de refrigeração do ar foi implementado na Antiguidade, assumindo muitas formas; como, Torres de vento, aquedutos, elementos vazados, sombreamentos, e outros.
O ar condicionado que conhecemos hoje surgiu somente depois dos avanços da química durante o século XIX; e o primeiro ar condicionado elétrico em grande escala foi inventado e usado apenas em 1902 pelo inventor americano Willis Carrier.
Vejamos as técnicas antigas para refrescar a casa (qualquer ambiente)
1 As coberturas de janelas
No antigo Egito, as pessoas costumavam cobrir janelas e portas com esteiras de junco como um bloqueador da entrada de calor, poeira e moscas. Às vezes, essas esteiras eram umedecidas com água, onde a evaporação da água resfriava o ar que soprava pela janela. Esse processo também tornava o ar mais úmido, benéfico extra no clima seco do deserto.
Como aplicar a técnica em casa
Você pode usar persianas de bambu ou as próprias esteiras de palha (aquelas que você usa na praia). É importante ser de matérias naturais para refrescar, pois as artificias não tem o mesmo efeito.
Se o calor for muito intenso, borrifar água pode melhorar ainda mais.
2 Torres de ventos
Os windcatchers, ou caça ventos, ou torres de vento eram um elemento arquitetônico importante para criar ventilação natural em edifícios na Antiguidade. O sistema era composto por uma torre que se eleva bem acima do edifício, com uma abertura voltada para o vento predominante. Costumava reter o vento que vinha do alto do edifício, onde é mais forte e mais frio, e depois canalizá-lo para o interior do edifício.
Hassan Fathy; o famoso arquitecto egípcio, atribui ao Egito o surgimento dos windcatchers, para posteriormente serem desenvolvidos no Médio Oriente, Norte de África, Índia, atingindo a sua posição mais elevada na arquitetura islâmica.
Embora alguns estudiosos atribuam esta invenção à Pérsia, há importantes evidências históricas do uso de windcatchers no antigo Egito, que remontam a 1300 aC.
Os persas medievais adicionaram este sistema de ventilação às casas e aos reservatórios de água para tornar a vida das pessoas suportável, especialmente no clima quente do deserto.
Tornou-se então uma das manifestações e símbolos da civilização persa
Como aplicar em casa
Se você esta pensando em construir uma casa ou reformar, essa técnica é fácil de incorporar ao seu projeto. Mas se não é esse seu caso considere construir uma pequena torre (como uma chaminé para aproveitar os ventos e refrescar.
Embora seja mais trabalhoso e requer um planejamento mais acurado (não da para fazer do dia para noite) é um conhecimento que pode valer muito no futuro.
Fazer pequenas janelas no lugar mais alto da casa também pode aliviar com o escape do ar quente (que é mais leve, sobe e fica preso próximo ao forro)
Elementos vazados
O jaali era um elemento integrante da arquitetura islâmica e mogol e pode ser visto em edifícios como o Taj Mahal na Índia.
Onde as mulheres ficavam em casa ou não saiam desacompanhadas, eram usados o jaali (Muxarabi), uma espécie de elemento vazado que funcionava como a antiga treliça nas casas antigas brasileiras, e tinha um duplo propósito: as mulheres podiam olhar para fora, mas o mundo não podia vê-las, e amenizavam o calor causado pela incidência solar.
A arquitetura portuguesa foi bastante influenciada pela presença dos mouros na Península Ibérica entre os séculos VIII e XV. Por sua vez, ao chegarem no Brasil, os portugueses trouxeram alguns elementos, como no caso do muxarabi (treliça).
Portanto, foi muito usado no período colonial brasileiro, e por aqui, ganhou novas cores e releituras. Por exemplo, no nordeste há uma variação que se chama urupema. Em vez de madeira, ela usa palha trançada, que é um material mais acessível na região.
Como usar em casa
Como anteparos que podem ser aberta ou fechadas para minimizar a entrada de sol sem perder completamente a iluminação.
Posteriormente a releitura das treliças veio como elemento vazado com o conceito do Cobogó, São peças cerâmicas que também conseguem filtrar os raios solares e resfria o ar em fachadas ensolaradas.
As varandas
Nos lugares com verões abrasadores o uso de varandas são comuns. A arquitetura antiga brasileira é bem exemplo disso, no verão quando o sol está menos inclinado (em relação às paredes) as varandas servem de sombra para refrescar o ar e evitar a incidência dentro de casa
O cuidado que se deve tomar é a relação altura/largura para que no inverno, quando os raios solares estão mais inclinados possam chegar até o interior da casa.
Resfriamento por água
Os romanos eram arquitetos mestres e mantinham suas casas frescas durante os meses de verão, empregando uma série de truques arquitetônicos que forneciam formas antigas de ar condicionado.
Um desses truques era fazer circular água pelas paredes de suas casas para refrescar, alguns residentes ricos ou tinham acesso aos aquedutos trazendo fontes para dentro de suas casa, ou faziam sua própria captação de água das chuvas em poços, utilizando para refrescar as suas habitações durante os meses de verão. Claro, isso era apenas para um grupo seleto.
Como aplicar em casa
A captação de água da chuva para ser utilizada posteriormente em um sistema para abastecer pequenas gotas de água próxima a uma anela, ou uma fonte, ou um espelho d'água ajudam refrescar muito.
Pátios internos
Na Espanha na época dos mouros, assim como em Roma fontes gotejantes e espelhos d'água resfriavam o ar quente, em pátios internos, o que provocava uma ventilação cruzada em todos os cômodos.
Casas mexicanas modernos utilizam muito essa técnica de pátios internos até os dias de hoje.
Material da alvenaria
Se você vai iniciar a construção da sua casa, é importante pensar no material que será usado para alvenaria.
E aqui vai uma dica simples o melhor material para suas paredes sem dúvida são os tijolos maciços, feitos de barro, são extremamente confortáveis termicamente.
Da mesma forma o telhado de barro. Se não tiver opção a alternativa é usar entre o forro e a cobertura argila expandida ou mantas para isolamento térmico, ou até mesmo placas de isopor (veja dicas Como resfriar a casa sem ar condicionado 15 dicas para refrescar o ambiente )
Finalizando
Feche as persianas assim que o sol nascer e abra-as quando a noite cair para limpar a casa com o ar noturno mais fresco. Acrescente fontes de água, sombras por perto e se possível uma circulação cruzada (falamos sobre isso neste outro artigo) e você vai perceber a diferença dentro da sua casa.
Essas técnicas antigas foram aos pouco deixados de lado com a vinda da tecnologia e acesso a equipamentos elétricos facilitadores como ar condicionado, mas quando a economia vai mal nos lembramos dos antigos e suas soluções inovadoras.
Comments