Como quebrar a dependência psicológica da moda (compulsão)
- Time Sphaira
- 21 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 16 de abr.
Comportamento
As tendências da moda são nada mais que ondas, que vêm e vão constantemente. Se você já guardou alguma peça que gostava muito por uns três a quatro anos, em média, você provavelmente esta usando de novo.
A moda passa hoje para voltar com algum detalhe diferente amanhã. Mas por que somos tão atraídas pelas últimas tendências de modas, mesmo sabendo que são tão passageiras?
Aqui vai um choque de realidade, não é sobre ser elegante e sim um processo cognitivo e emocional, um fator psicológico que nos mantêm escravas das tendências.
Uma validação Social.
Quando um item parece começa a se tornar desejável, é justamente quando alguns influenciadores ou celebridades começam a usá-lo
É isso que os especialistas definem como prova ou validação social em ação. Prova social é um fenômeno psicológico em que as pessoas copiam as ações dos outros ao escolher como se comportar em uma determinada situação.
Essa expressão "prova social" foi criada por Robert Cialdini, autor do livro Influence: The Psychology of Persuasion , onde ele afirma que “vemos um comportamento como mais correto em uma dada situação na medida em que vemos outros realizando-o”.
É como se houvesse uma programação inconsciente para olhar para os outros em busca de validação de comportamentos, e na moda não é diferente.
Pode prestar atenção, quando você ver um certo estilo "bombando", nosso cérebro entende que deve ser válido. As mídias sociais como Instagram, TikTok e outras amplificam esse efeito. Infelizmente, é a psicologia das massas funcionando.
A ânsia por novidades
Além do fator psicológico de validação, faz parte da natureza humana querer novidades.
Os pesquisadores Nico Bunzeck e Emrah Düzel relataram em estudos que nosso cérebro responde à novidade, motivando o cérebro a explorar, pois isso libera uma recompensa (dopamina).
A busca por dopamina alimenta o desejo pelo novo, é por isso que quando uma nova tendência aparece, a desejamos, pois nosso subconsciente está buscando uma descarga de dopamina.
A Dra. Karen Pine, autora do livro Mind What You Wear , explica que quando experimentamos uma nova tendência, não se trata apenas das roupas, mas da excitação de sair com algo novo, o que nos dá uma sensação de realização e prazer.
O efeito exclusividade e o valor social

A teoria da comparação social, foi cunhada primeiramente pelo psicólogo Leon Festinger , que afirma o seguinte "há um impulso primitivo dentro dos indivíduos para se compararem com os outros a fim de avaliar suas próprias opiniões e habilidades."
A ideia do psicologo é que através das comparações podemos definir o nível ou status social de alguém, assim quando um item é visto como exclusivo ou limitado, ele se torna mais desejável, pois você fará parte do seleto grupo, daqueles que possuem. Isso inconscientemente determina seu valor social e pessoal na comparação com outros.
Esse impulso, para se avaliar em relação aos outros, é o que define nossas escolhas, seja uma comparação social ascendente, admirando celebridades e influencers, ou uma comparação descendente, sentindo-se mais na moda do que os outros.
Provavelmente você já viu Marcas que usam essa tática ao criar um senso de urgência com "edição limitada", explorando seu medo de perder, é por isso que você compra aquela tendência, mesmo não precisando ou nem mesmo gostando tando dela.
Como sair da escravidão da moda
A principal chave é, sem dúvida, ter segurança emocional para evitar vulnerabilidade às influências. Comece tendo uma visão bem clara do seu estilo pessoal, uma consciência bem firme de independência emocional da comparação, principalmente de celebridades e influencers.
Se desconectar, ainda que um pouco, das redes sociais vai ajudar, isso é um detox de dopamina e assim tomar o controle novamente das suas escolhas. Há relatos por toda parte, e você deve conhecer gente por aí que aparenta uma vida de luxo, mas deve até a cuecas (ou calcinhas).
Tome as rédeas novamente
Comprar o que realmente combina com você, seu corpo, seu estilo dependerá do seu autoconhecimento.
Uma estratégia é investir em peças atemporais que reflitam sua personalidade, evitando a pressão de seguir as ondas de tendências.
Entender a psicologia por trás da moda ajuda identificar manipulações de marketing e liberta você para comprar somente aquilo que você realmente ama,
Lembre-se, seu estilo deve refletir quem você é, e a moda deve ser apenas uma sugestão para suas escolhas.
Porque o que você veste descreve quem você é.
Comentarios