Casa
A decoração de um ambiente pode causar um grande impacto no seu humor, estresse e até mesmo ansiedade. Sua casa pode cooperar para melhorar ou piorar seu estado emocional.
Mas com alguns ajustes, pode ser fácil planejar um espaço para contribuir com sua saúde emocional.
Seis passos de decoração que podem mudar seu estado emocional
Já há muito tempo observa-se que o ambiente pode interferir psicologicamente nos seres humanos, por exemplo, a influência da psicologia das cores (um mecanismo explorado pelo marketing), o aumento dos índices de depressão no inverno e a bagunça em ambientes de trabalho diminuindo a produção laboral de alguém, são significativamente percebidos.
E você pode perguntar e o que isso tem relação com a decoração? Muita coisa, meus caros, a decoração pode produzir desde ambientes que promovam estímulos a espaços relaxantes.
Com alguns passos simples você pode transformar sua casa em um ambiente mentalmente saudável.
Como diminuir a sensação de caos?
Um ambiente entulhado pode fazer você se sentir estressado e ansioso. Mas, por outro lado, se o seu espaço de vida é 'muito aberto', pode fazer com que você se sinta inseguro
Tudo é uma questão de equilíbrio, para que você fique confortável e relaxado.
Você pode simplesmente tornar seu espaço inspirador de calma removendo a cadeira que está no caminho ou organizando prateleiras abarrotadas.
Experimente. Se necessário vá tirando gradualmente. Você vai descobrir coisas que realmente podem estar guardadas ou até mesmo coisas que você pode se desfazer.
Se o seu espaço não parecer certo, não tenha medo de mover objetos para obter o layout ideal.
Da mesma forma, se um espaço parecer muito vazio, adicione decoração e móveis para equilibrar. Às vezes tudo que você precisa é uma grande tela em sua parede.
Como melhorar a sensação de aperto
Ambiente com pé-direito alto, muita luz natural e bom fluxo de espaço melhoram a sensação de bem-estar e incentivam a interação social.
Se seu pé-direito (altura do teto) é baixo, crie a ilusão de altura, chamando o olho para cima.
Isso pode ser tão simples quanto colocar estrategicamente uma luminária atrativa na sala, pintar o teto com uma cor mais clara do que as paredes ou pendurar um quadro comprido na vertical.
Pendurar a cortina desde o teto até o chão também é outro jeito de dar ilusão de mais altura.
Você não tem luz natural suficiente
A luz natural tem um enorme impacto no humor. Entre em uma sala bem iluminada e você estará motivado a socializar ou se sentirá ativado para apenas 'fazer' alguma coisa.
A escuridão, por sua vez, pode deixá-lo deprimido e desmotivado e até mesmo sonolento. A luz pode ter tanto impacto em nossa saúde mental que algumas pessoas que sofrem de transtorno afetivo sazonal (SAD) no inverno devido aos dias mais curtos e o céu mais sombrio é frequentemente tratado com terapia de luz em países onde o inverno é mais rigoroso
. Pesquisas mostram que respondemos melhor à luz natural - exercitamos mais, dormimos melhor e até vemos as coisas como mais atraentes.
Por isso, se o ambiente é destinado a executar uma tarefa como escritório ou cozinha, a luz natural é a melhor estratégia para contribuir com sucesso.
Há conclusões suficientes em estudos que demonstram que uma abundância de luz natural torna você mais feliz e mais produtivo
Deixe a luz entrar pelas janelas e portas de vidro ou claraboias.
Escolha cortinas que lhe permita controlar a sua intensidade:
Transparente durante o dia,
Bloqueie a luz à noite para poder relaxar
A introdução de itens metálicos brilhantes, como tecido de almofada, e espelhos estrategicamente para refletir a luz ou ainda aparar arbustos e folhagens que possam causar sombrar em suas janelas para liberar a luz natural são passos para você pensar. Se sua sala tem pouca luz por estar voltada para direção sul, experimente um branco frio ou pastel nas paredes para criar um espaço íntimo e agradável
Por outro lado, em uma sala voltada para o norte com luz natural abundante, opte por um branco com base mais quente, assim funcionará melhor por elimina o fator de brilho, e, ao mesmo tempo, parecer leve e arejado.
Qual luz artificial escolher
A luz artificial funciona melhor quando simula a luz natural, então escolha luz quente e com possibilidade de níveis ajustáveis, permitindo que você controle uma luminosidade com a qual se sinta mais confortável.
Lembre-se de que a luz azul é boa para execução de tarefas, mas deprimente à noite, então, para uma mente mais calma e desligue todos os smartphones e laptop e bana-os do quarto.
Você precisa de um pouco de cor
A psicologia das cores demonstra a que a cor brilhante pode energizar a mente, fazendo você se sentir motivado e criativo.
Essas cores brilhantes são ideais para áreas de alta atividade, como o corredor, a sala de estar, a cozinha ou o espaço de trabalho doméstico.
Estudos mostraram que as cores podem ter efeitos fisiológicos variados, como aumentar ou diminuir os batimentos cardíacos, estimular ou relaxar o cérebro.
Preste atenção no marketing das marcas famosas de alimentos, você vai perceber um padrão as cores.
O vermelho, talvez a cor mais intensa, pode elevar o nível de energia de uma sala, promovendo atividade e interação social.
Se você deseja acalmar a mente, opte aspecto calmo e reflexivo do azul em sua escolha de roupa de cama para a cor nas suas paredes. Considerando que o verde é a cor da natureza – e é repousante, calmante e estimulante. Uma maneira de acrescentar a cor verde é introduzir algumas plantas dentro de casa e aproveitar o clima natural e relaxante das vegetações. Neutros e monocromáticos são familiares, serenos, acolhedores. Traga a sua criatividade com amarelo. Representando a energia brilhante do sol, o amarelo é descrito como 'a cor feliz' e usado para focar a mente e estimular a criatividade.
Aumente o aprendizado do seu filho pintando as paredes da área de estudo de amarelo ou coloque uma cadeira, ou tapete amarelo brilhante.
Seu ambiente é muito áspero
Mais do que qualquer outro elemento, a textura (materiais e acabamentos) é o elemento responsável pelo conforto tátil de qualquer espaço.
Nos meses mais frios, a adição de camadas de textura dará profundidade, dando-nos uma sensação de familiaridade e bem-estar.
Pense no que você pode conseguir com cada acabamento, do piso a iluminação, todas as superfícies da sala.
Combine um tapete luxuoso com almofadas redondas macias para uma sensação de carinho.
Para aquela sensação natural e acolhedora, incorpore matérias-primas como objetos de madeira em sua casa para dar calor e tranquilidade.
Tecidos como cestos suavizam superfícies duras. Elementos metálicos são frios e clínicos e podem fazer você se sentir dissociado do lugar. Limite seu uso ou opte por uma cor mais quente, como cobre ou ouro.
Concluindo
Comece a contribuir com você e sua saúde emocional provendo um ambiente mais reconfortante.
.
Comments