Como decorar sua casa para combater a ansiedade - design terapêutico para o lar
- arq Luciane

- há 1 dia
- 5 min de leitura
Casa
A decoração de um ambiente pode causar um grande impacto no seu humor, estresse e até mesmo ansiedade. Sua casa pode cooperar para melhorar ou piorar seu estado emocional.
Mas com alguns ajustes, pode ser fácil planejar um espaço para contribuir com sua saúde emocional.
6 estratégias de decoração que reduzem ansiedade
Já há muito tempo sabemos que o ambiente pode interferir psicologicamente nos seres humanos.
Por exemplo, sabemos que é real a influência da psicologia das cores (um mecanismo explorado pelo marketing), o aumento dos índices de depressão no inverno e a bagunça em ambientes de trabalho diminuem a produção laboral de alguém, e são significativamente percebidos.
E você pode perguntar e o que isso tem relação com a decoração?
Muita coisa, meus caros, a decoração pode produzir desde ambientes que promovam estímulos a espaços relaxantes.
Com alguns passos simples você pode transformar sua casa em um ambiente mentalmente saudável.

1. Organize para diminuir a sensação de caos

Um ambiente entulhado pode fazer você se sentir estressado e ansioso. Mas, por outro lado, se o seu espaço de vida é 'muito aberto', pode fazer com que você se sinta inseguro
Tudo é uma questão de equilíbrio, para que você fique confortável e relaxado.
Você pode simplesmente tornar seu espaço inspirador de calma removendo a cadeira que está no caminho ou organizando prateleiras abarrotadas.
Experimente. Se necessário vá tirando gradualmente. Você vai descobrir coisas que realmente podem estar guardadas ou até mesmo coisas que você pode se desfazer.
Se o seu espaço não parecer certo, não tenha medo de mover objetos para obter o layout ideal.
Da mesma forma, se um espaço parecer muito vazio, adicione decoração e móveis para equilibrar. Às vezes tudo que você precisa é uma grande tela em sua parede.
2. Como melhorar a sensação de aperto

Ambientes com pé-direito alto (altura do teto), muita luz natural e bom fluxo de espaço melhoram a sensação de bem-estar e incentivam a interação social.
Quando o teto é baixo ou o espaço é pequeno podemos sentir o ambiente “apertado”,
Para resolver isso não é necessária uma grande reforma.
Se seu pé-direito é baixo, crie a ilusão de altura, chamando o olho para cima usando:
Elementos verticais —
como cortinas instaladas logo abaixo do teto,
luminárias pendentes elegantes
ou quadros alongados — criam uma ilusão natural de altura.
Também é possível suavizar o peso visual escolhendo cores mais claras para o teto do que para as paredes.
Se o problema for a falta de respiro entre um móvel e outro, experimente mover peças, liberar corredores e criar espaços negativos (áreas vazias que permitem o olhar fluir). A casa agradece e a mente também.
3. Aproveite a luz natural para melhorar o humor

A luz que entra pela casa não ilumina apenas os cômodos — ilumina também como você se sente dentro deles.
Entre em um ambiente naturalmente claro, o seu corpo reage com mais disposição, a mente desperta e até a vontade de se movimentar aumenta, Preste atenção
Já os espaços mais escuros tendem a deixar tudo mais lento: pensamentos, motivação e até o próprio corpo.
Não é à toa que muitas pessoas se sentem mais introspectivas nos meses de inverno, quando os dias ficam mais curtos. A luz tem uma influência tão forte na nossa química interna que, em alguns países, ela chega a ser usada como terapia durante períodos de pouca luminosidade.
Por isso, observe sua casa como a luz do dia entra. Uma cortina muito pesada, um móvel alto bloqueando a janela ou até plantas do lado de fora podem estar reduzindo a claridade sem que você perceba.
Pesquisas mostram que respondemos melhor à luz natural - exercitamos mais, dormimos melhor e até vemos as coisas como mais atraentes.
Pequenos ajustes
Se o ambiente é destinado a executar uma tarefa como escritório ou cozinha, a luz natural é a melhor estratégia para contribuir com sucesso.
Se o espaço é lugar para relaxar e adormecer, bloqueie a luz, principalmente à noite para poder relaxar
Há conclusões suficientes em estudos que demonstram que uma abundância de luz natural torna você mais feliz e mais produtivo
Deixe a luz entrar.
Escolha cortinas que lhe permita controlar a sua intensidade:
A introdução de itens metálicos brilhantes, como tecido de almofada, e espelhos estrategicamente para refletir a luz ou ainda aparar arbustos e folhagens que possam causar sombrar em suas janelas para liberar a luz natural são passos para você pensar. Se sua sala tem pouca luz por estar voltada para direção sul, experimente um branco frio ou pastel nas paredes para criar um espaço íntimo e agradável (georreferencia hemisfério sul)
Por outro lado, em uma sala voltada para o norte com luz natural abundante (georreferencia hemisfério sul), opte por um branco com base mais quente, assim funcionará melhor por elimina o fator de brilho, e, ao mesmo tempo, parecer leve e arejado.
4. Escolha a luz artificial certa para cada momento

A luz artificial funciona melhor quando simula a luz natural, então escolha luz quente e com possibilidade de níveis ajustáveis, permitindo que você controle uma luminosidade com a qual se sinta mais confortável.
Lembre-se de que a luz azul é boa para execução de tarefas, mas deprimente à noite, então, para uma mente mais calma e desligue todos os smartphones e laptop e bana-os do quarto.
5. Use cores que influenciam positivamente o estado emocional

As cores falam com o corpo sem pedir permissão. Algumas despertam a mente, outras convidam ao silêncio.
Assim, escolher a cor vai além da estética, pode influenciar seu psicológico.
Tons vibrantes, como amarelos e vermelhos, trazem movimento, energia e uma certa ousadia. Funcionam bem em áreas onde a vida acontece: cozinha, sala, corredor, espaços criativos.
O azul, por outro lado, tem uma qualidade quase meditativa. Ele desacelera o olhar e convida ao descanso — perfeito para quartos e áreas de pausa.
Já o verde carrega o frescor da natureza e é uma das cores mais equilibradas emocionalmente.
Não precisa pintar paredes de verde: uma planta bem posicionada já muda completamente o clima.
Cores neutras e monocromáticas trazem uma sensação de ordem, familiaridade e serenidade. Criam um cenário estável, onde a mente encontra menos ruído visual e mais espaço para respirar.
Estudos mostraram que as cores podem ter efeitos fisiológicos variados, como aumentar ou diminuir os batimentos cardíacos, estimular ou relaxar o cérebro.
Preste atenção no marketing das marcas famosas de alimentos, você vai perceber um padrão as cores.
Traga a sua criatividade com amarelo. Representando a energia brilhante do sol, o amarelo é descrito como 'a cor feliz' e usado para focar a mente e estimular a criatividade.
Aumente o aprendizado do seu filho pintando as paredes da área de estudo de amarelo ou coloque uma cadeira, ou tapete amarelo brilhante.
6. Seu ambiente é muito áspero Adicione texturas para aconchego sensorial

Mais do que qualquer outro elemento, a textura (materiais e acabamentos) é o elemento responsável pelo conforto tátil de qualquer espaço.
Nos dias mais frios, tecidos macios, tramas grossas e camadas de materiais criam uma sensação imediata de acolhimento. Um tapete confortável, uma manta com peso agradável, almofadas com volume — tudo isso provoca uma resposta sensorial que nos acalma.
Já os materiais naturais, como madeira, fibras e cerâmica, o orgânico que nos reconecta com algo familiar.
Metais e superfícies muito lisas ou brilhantes, quando usados em excesso, podem deixar o ambiente mais distante e impessoal.
O segredo é o equilíbrio: usar o brilho com intenção e compensá-lo com elementos que tragam calor
Pense no que você pode conseguir com cada acabamento, do piso a iluminação, todas as superfícies da sala.
Tecidos e cestos suavizam superfícies duras. Elementos metálicos são frios e clínicos e podem fazer você se sentir dissociado do lugar. Limite seu uso ou opte por uma cor mais quente, como cobre ou ouro.
Concluindo
Pequenas mudanças — luz, cor, textura, organização — podem transformar seu ambiente em um espaço que acalma, sustenta e ajuda a recuperar a energia.
Comece a contribuir com você e sua saúde emocional provendo um ambiente mais reconfortante.
Quer mais dicas de decoração terapêutica?
💬








Comentários