Saúde
O sabugueiro dizem que o fruto é uma das soluções mais versáteis da natureza para o que o aflige.
Existem cerca de 30 tipos de plantas e árvores de sabugueiro em todo o mundo.
A versão europeia (também conhecida como Sambucus nigra) é a que está mais intimamente ligada à sua saúde e cura.
A sua história remonta a 400 a.C. e Hipócrates, o “Pai da Medicina”, chamava ao sabugueiro a sua “caixa de medicamentos”.
Atualmente, na medicina popular, o sabugueiro é considerado uma das plantas mais curativas do mundo.
Benefícios para a saúde do sabugueiro
As bagas e flores do sabugueiro estão repletas de antioxidantes e vitaminas que podem estimular o seu sistema imunitário. Elas podem ajudar a domar a inflamação, diminuir o stress e ajudar a proteger o coração também.
Gripes e resfriados
Alguns especialistas recomendam o sabugueiro para prevenir e aliviar os sintomas de gripes e constipações.
Um estudo de 2004 com 60 pessoas com gripe constatou que aquelas que tomaram 15 ml de xarope de sabugueiro quatro vezes por dia apresentaram melhora dos sintomas em 2 a 4 dias, enquanto o grupo de controle levou de 7 a 8 dias para melhorar (10).
Além disso, um estudo com 312 viajantes aéreos que tomaram cápsulas contendo 300 mg de extrato de sabugueiro três vezes ao dia constatou que aqueles que ficaram doentes tiveram uma duração mais curta da doença e sintomas menos graves (11).
Alto teor de antioxidantes
Durante o metabolismo normal, podem ser liberadas moléculas reativas que se acumulam no corpo. Isso pode causar estresse oxidativo e levar a doenças como diabete tipo 2 e câncer (12, 13, 14).
Os antioxidantes são componentes naturais dos alimentos, incluindo algumas vitaminas, ácidos fenólicos e flavonoides, capazes de ajudar a remover essas moléculas reativas. Pesquisas sugerem que as dietas ricas em antioxidantes podem ajudar a prevenir doenças crônicas (8, 14, 15)
As flores, os frutos e as folhas da planta do sabugueiro são excelentes fontes de antioxidantes. Por exemplo, uma das antocianinas encontradas nas bagas tem 3,5 vezes o poder antioxidante da vitamina E (4, 15, 16, 17)
Um estudo que comparou 15 variedades diferentes de bagas e outro estudo que comparou tipos de vinho constatou que o sabugueiro é um dos antioxidantes mais eficazes (18, 19)
Além disso, um estudo constatou que o status antioxidante melhorou nas pessoas 1 hora depois de beber 400 ml de suco de sabugueiro. Outro estudo em ratos descobriu que o extrato de sabugueiro ajudou a reduzir a inflamação e o dano oxidativo ao tecido (20, 21)
Pode ser bom para a saúde do coração
Estudos demonstraram que o suco de sabugueiro pode reduzir o nível de gordura no sangue e diminuir o colesterol. Além disso, descobriu-se que uma dieta rica em flavonoides, como as antocianinas, reduz o risco de doenças cardíacas (17, 22).
No entanto, outro estudo em camundongos com colesterol alto descobriu que uma dieta que incluía o sabugueiro preto reduzia a quantidade de colesterol no fígado e na aorta, mas não no sangue (24).
Outros estudos descobriram que ratos alimentados com alimentos que continham polifenóis extraídos do sabugueiro tiveram reduções na pressão arterial (25).
Além disso, o sabugueiro pode reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. O ácido úrico elevado está associado ao aumento da pressão arterial e a efeitos negativos na saúde do coração ( (4, 26).
Outro estudo, porém, não encontrou nenhuma redução significativa nos níveis de colesterol (23).
Além disso, o sabugueiro pode aumentar a secreção de insulina e melhorar os níveis de açúcar no sangue. Como o diabete tipo 2 é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas e vasculares, o controle do açúcar no sangue é importante para prevenir essas condições (4, 9).
Um estudo descobriu que as flores de sabugueiro inibem a enzima alfa-glicosidase (α-glicosidase), o que pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue. Além disso, pesquisas em ratos com diabete que receberam sabugueiro mostraram um melhor controle do açúcar no sangue (4, 16, 29).
Apesar desses resultados promissores, ainda não foi demonstrada uma redução direta nos ataques cardíacos ou em outros sintomas de doenças cardíacas, e são necessários mais estudos em humanos.
Ajuda a combater o câncer.
Foi constatado que tanto o sabugueiro europeu quanto o americano têm algumas propriedades inibidoras do câncer em estudos com tubos de ensaio (7, 9, 29).
Combate bactérias nocivas.
Descobriu-se que o sabugueiro inibe o crescimento de bactérias como a Helicobacter pylori e pode melhorar os sintomas de sinusite e bronquite (9).
Pode apoiar o sistema imunológico.
Em ratos, descobriu-se que os polifenóis do sabugueiro auxiliam a defesa imunológica aumentando o número de glóbulos brancos (30).
Pode proteger contra a radiação UV.
Descobriu-se que um produto para a pele contendo extrato de sabugueiro tem um fator de proteção solar (FPS) de 9,88 (31).
Pode aumentar a micção.
Descobriu-se que as flores de sabugueiro aumentam a frequência da micção e a quantidade de excreção de sal em ratos (32).
Pode ter algumas propriedades antidepressivas.
Um estudo descobriu que camundongos alimentados com 1.200 mg por kg de extrato de sabugueiro melhoraram o desempenho e os marcadores de humor (33)
Também tem sido usado popularmente, sem estudos, como um tratamento para:
Prisão de ventre
Dores musculares e nas articulações
Infecções que afetam a respiração
Dores de cabeça
Febre
Problemas renais
Epilepsia
Doenças ligeiras da pele
Stress
HIV e AIDS
Ainda assim, muitos médicos dizem que é seguro tomar sabugueiro como parte de um plano de dieta saudável que inclui alimentos com vitamina B, vitamina B6 e vitamina E.
Nutrição do sabugueiro
As bagas de sabugueiro são ricas em vitamina C (52,2 miligramas por chávena) e fibra dietética (10,2 gramas por chávena). Uma chávena de bagas de sabugueiro também tem:
26,7 gramas de carboidratos
0,7 gramas de gordura
1 grama de proteína
O sabugueiro é um antioxidante, e os pesquisadores acham que o composto que o torna azul reduz a inflamação.
Alto teor de vitamina C. Há 52 mg de vitamina C por xícara de fruta, o que representa 57% do valor diário (3, 4).
Alto teor de fibra alimentar. O sabugueiro contém 10 gramas de fibra por xícara de bagas frescas, cerca de 36% do valor diário (5)
Uma boa fonte de ácidos fenólicos. Esses compostos são antioxidantes potentes que podem ajudar a reduzir os danos causados pelo estresse oxidativo no corpo (4, 6).
Uma boa fonte de flavonóis. O sabugueiro contém os flavonóis antioxidantes quercetina, kaempferol e isorhamnetina. As flores contêm até 10 vezes mais flavonóis do que as bagas (4).
Rico em antocianinas. Esses compostos dão à fruta sua cor preta-roxa escura característica e são um forte antioxidante com efeitos anti-inflamatórios (4, 7).
Utilizações do sabugueiro
Assim como os usos do sabugueiro são amplos, as formas em que ele vem são muitas, incluindo xaropes, gomas, pastilhas, pílulas e chás. Também é usado em:
Corantes alimentares
Loções para o corpo
Compotas
As bagas são bastante ácidas e precisam ser cozidas para serem consumidas.
As flores têm um delicado aroma de moscatel e podem ser consumidas cruas ou cozidas (1).
Versões processadas de sabugueiro são mais comuns no mercado do que a própria fruta fresca.
Riscos do sabugueiro
As bagas verdes ou não cozidas, ou flores da planta podem causar náuseas, vômitos e diarreia. Quantidades maiores podem causar envenenamento ainda mais grave. (1,2, 3, 4)
Outros factores:
Mulheres grávidas ou a amamentando, não deve ingerir a planta.
Outras partes do sabugueiro, incluindo os ramos, galhos, folhas, raízes e sementes, são tóxicas. Têm um tipo de cianogênio chamado glicosídeo.
As pessoas com problemas imunitários podem ter reações ao sabugueiro.
Faça o teste de alergia (toque) antes, e o ingerir a primeira vez faça com uma pequena quantidade para ter certeza de ser alérgico.
Se tiver uma erupção cutânea ou dificuldade em respirar após comer um pouco, podes ser alérgico a ele.
Como é um diurético, tenha cuidado ao tomá-lo se também estiver a tomar medicamentos que o façam urinar mais.
Por fim
Pesquisas em humanos e animais ainda são limitadas. Em geral, seu consumo na dieta tem apenas um pequeno efeito sobre o status antioxidante (19).
Além disso, o processamento de bagas de sabugueiro, como extração, aquecimento ou sucos, pode reduzir sua atividade antioxidante (4).
Portanto, produtos como xaropes, sucos, chás e geleias podem ter benefícios reduzidos em comparação com alguns resultados observados em estudos de laboratório (16)
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments