Saúde
Tudo o que você precisa saber sobre os benefícios de comer ovos
Os ovos são uma fonte bem conhecida de proteínas e vitaminas, entretanto, poucos conhecem todos tudo o que esse pequeno alimento pode oferecer para sua saúde
O ser humano consome ovos há milhares de anos. Os ovos contêm várias vitaminas e minerais que são partes essenciais de uma dieta saudável. Em muitas partes do mundo, os ovos são um alimento barato e facilmente disponível.
No passado, houve alguma controvérsia sobre o fato de os ovos serem ou não saudáveis, especialmente em relação ao colesterol. Entretanto, a opinião atual é que os ovos são saudáveis, pois podem ser uma boa fonte de proteína e outros nutrientes essenciais.
Benefícios dos ovos para saúde
Uma revisão de 2023 conclui que os ovos são um alimento nutritivo que pode proporcionar vários benefícios à saúde e podem incluir:
Músculos fortes:
A proteína dos ovos ajuda a manter e reparar os tecidos do corpo, inclusive os músculos.
Saúde do cérebro:
Os ovos contêm vitaminas e minerais necessários para o funcionamento eficaz do cérebro e do sistema nervoso.
Produção de energia:
Os ovos contêm muitos dos nutrientes que o corpo precisa para produzir energia.
Um sistema imunológico saudável:
A vitamina A, a vitamina B12 e o selênio contidos nos ovos são essenciais para manter o sistema imunológico saudável.
Menor risco de doenças cardíacas:
A colina dos ovos desempenha um papel importante na quebra do aminoácido homocisteína, que pode contribuir para doenças cardíacas.
Uma gravidez saudável:
Os ovos contêm folato, que pode ajudar a prevenir deficiências congênitas, como a espinha bífida.
Saúde dos olhos:
A luteína e a zeaxantina (1) presentes nos ovos ajudam a prevenir a degeneração macular, a principal causa de cegueira relacionada à idade. Outras vitaminas contidas nos ovos também promovem a boa visão.
Perda e manutenção de peso:
A proteína dos ovos pode ajudar as pessoas a se sentirem saciadas por mais tempo. Isso pode reduzir a vontade de comer alguma coisa e diminuir a ingestão geral de calorias.
Saúde da pele
: Algumas vitaminas e minerais dos ovos ajudam a promover a saúde da pele e a evitar a degradação dos tecidos do corpo. Um sistema imunológico forte também ajuda a pessoa a ter uma boa aparência e a se sentir bem.
Para usufruir dos benefícios dos ovos para a saúde, a pessoa deve consumi-los como parte de uma dieta equilibrada.
Nutrição
Um ovo cozido grande pesando 50 g pode fornecer os seguintes nutrientes:
Energia: 77,5 calorias
Proteína: 6,3 gramas (g)
Gordura total: 5,3 g
Sódio: 62 miligramas (mg)
Cálcio: 25 mg
Ferro: 0,6 mg
Magnésio: 5 mg
Fósforo: 86 mg
Potássio: 63 mg
Zinco: 0,53 mg
Colesterol: 186 mg
Selênio: 15,4 microgramas (mcg)
Luteína e zeaxantina: 176 mcg
Folato: 22 mcg
Vitaminas
As evidências indicam que os ovos também contêm uma variedade de vitaminas. Isso inclui:
vitamina A
vitamina D
vitamina E
vitamina K
vitamina B1
vitamina B2
vitamina B3
vitamina B5
vitamina B6
vitamina B8
vitamina B9
vitamina B12
Proteína
Os ovos também são uma fonte econômica de proteína de alta qualidade (2). A proteína do ovo contém todos os nove aminoácidos essenciais, o que significa que é uma proteína completa.
Gorduras e colesterol
Anteriormente, havia a preocupação de que os ovos não fossem tão saudáveis e pudessem contribuir para problemas de saúde devido ao seu teor de gordura e ao impacto sobre o colesterol.
No entanto, a maioria das gorduras do ovo é insaturada, o que os especialistas em saúde consideram gorduras saudáveis.
Da mesma forma, é improvável que os ovos tenham um impacto significativo sobre os níveis de colesterol no sangue. As evidências indicam que o consumo de ovos provavelmente não aumenta o risco de doenças cardiovasculares ou condições que as pessoas possam relacionar a gorduras e colesterol quando consumidos como parte de um plano alimentar equilibrado.(3,4,5 )
Ácidos graxos ômega-3
Os ovos também contêm pequenas quantidades de ácidos graxos ômega-3, principalmente na forma de ácido docosahexaenoico (DHA). Alguns ovos com ômega-3, provenientes de galinhas com uma dieta rica em ômega-3, contêm uma quantidade maior de ômega-3.
O DHA ajuda a manter a função cerebral e a visão. Esses ácidos graxos são mais comuns em peixes gordurosos. Os ovos podem ser uma fonte alternativa para pessoas que não consomem peixe.(6,7 )
Cozimento de ovos
Os ovos são um alimento versátil e as pessoas podem apreciá-los de várias maneiras. Os métodos de cozimento seguro dos ovos incluem, cozinhar duramente, mexer, fritar e assar.
Algumas ideias de receitas rápidas com ovos podem incluir:
Ovos cozidos
Ovos mexidos
Salada de ovos cozidos ralados
Omelete
Creme de ovos (maionese de ovos cozidos)
Evitando os riscos de contaminação
As dicas para reduzir o risco de adoecer com ovos podem incluir (8)
comprar ovos de fornecedores que refrigerem os ovos e recém-embalados
manter os ovos refrigerados em casa
cozinhar os ovos até que a gema e a clara estejam firmes
descartar ovos rachados
lave as mãos e os objetos que encontrarem ovos crus
não prove ou coma massa crua, ou massa que contenha ovos crus
Em um estudo específico, ovos de galinha foram contaminados artificialmente por S. typhimurium e submetidos a vários processos de cozimento, fritura e preparação. Observou-se que o tempo mínimo necessário para eliminar a contaminação com o procedimento de cozimento é de 5 minutos após a fervura da água, já no cozimento no forno microondas eliminou a contaminação bacteriana.
Com o procedimento de fritura, somente estão livres de contaminação os ovos fritos em ambos os lados, mantendo a gema dura. Na preparação das maioneses, a maionese preparada com vinagre apresentou uma diminuição das colônias bacterianas quando comparada a maionese preparada com limão.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments