Saúde
Desde a antiguidade conhecida por suas propriedades medicinais os usos tradicionais do alecrim incluem ajudar a aliviar dores musculares, melhorar a memória, estimular o sistema imunológico e circulatório e promover o crescimento dos cabelos.
Para que serve o chá de alecrim?
O alecrim contém compostos antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios. Pode trazer benefícios à saúde, incluindo a redução do açúcar no sangue e o apoio à saúde do cérebro, entre outros na medicina tradicional herbal (1).
O arbusto de alecrim (Rosmarinus officinalis) é nativo da América do Sul e da região do Mediterrâneo. Faz parte da família de plantas Lamiaceae, juntamente com a hortelã, o orégano, a erva-cidreira e o manjericão (2)
1. Antioxidantes, antimicrobianos e anti-inflamatórios
Os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo contra danos oxidativos e inflamações, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabete tipo 2 (3).
A atividade antioxidante e anti-inflamatória do alecrim é atribuída em grande parte aos seus compostos polifenólicos, como o ácido rosmarínico e o ácido carnósico (4, 5).
Devido à sua capacidade antioxidante, o ácido rosmarínico é frequentemente usado como conservante natural para aumentar o prazo de validade de alimentos perecíveis
Os compostos do chá de alecrim também podem ter propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar a combater infecções e de cicatrização de feridas
Estudos também investigaram os efeitos dos ácidos rosmarínico e carnósico sobre o câncer. Eles descobriram que os dois ácidos podem ter propriedades antitumorais e até mesmo retardar o crescimento de células de câncer de leucemia, mama e próstata (10, 11, 12).
2. Reduzir o açúcar no sangue
Estudos demonstraram que os compostos do chá de alecrim podem reduzir o nível de açúcar no sangue, sugerindo que o alecrim pode ter aplicações potenciais para o controle do nível elevado de açúcar no sangue em pessoas com diabete.(13).
Embora não existam estudos específicos sobre o chá de alecrim, estudos em tubos de ensaio e em animais sobre o próprio alecrim indicam que o ácido carnósico e o ácido rosmarínico têm efeitos semelhantes aos da insulina sobre o açúcar no sangue.
Alguns estudos mostram que esses compostos podem aumentar a absorção de glicose pelas células musculares, reduzindo o açúcar no sangue (14, 15, 16, 17).
3.melhora concentração e memória
Um estudo constatou que tomar 500 mg de alecrim oral duas vezes ao dia durante um mês reduziu significativamente os níveis de ansiedade e melhorou a memória e a qualidade do sono de estudantes universitários, em comparação com um placebo (18).
Outro estudo de 2 meses observou que aqueles que beberam 2 colheres de chá (4 gramas) de alecrim em 2/3 de xícara (150 ml) de água diariamente relataram sentir-se significativamente menos esgotados em seus trabalhos, em comparação com aqueles que não beberam nada (19).
De fato, o simples cheiro do alecrim parece ser benéfico. Um estudo observou que a inalação do aroma de alecrim por 4 a 10 minutos antes de um teste mental melhorou a concentração, o desempenho e o humor (20)
Além disso, um estudo descobriu que a inalação de óleo de alecrim estimulou a atividade cerebral e melhorou o humor. O nível de atividade, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a frequência respiratória dos participantes aumentaram após a inalação do óleo (21)
O extrato de alecrim pode melhorar o humor ao promover um equilíbrio saudável das bactérias intestinais e reduzir a inflamação no hipocampo, a parte do cérebro associada a emoções, aprendizado e memórias (22)
4. Saúde do cérebro
Alguns estudos em tubos de ensaio e em animais descobriram que os compostos do chá de alecrim podem proteger a saúde do cérebro, evitando a morte das células cerebrais (23).
Pesquisas com animais sugerem que o alecrim pode até mesmo ajudar na recuperação de condições que podem levar a danos cerebrais, como um derrame (24).
Outros estudos sugerem que o alecrim pode prevenir os efeitos negativos do envelhecimento do cérebro, sugerindo até mesmo um efeito protetor contra doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer (23, 25).
5. Saúde dos olhos
Estudos em animais descobriram que a adição de extrato de alecrim a outros tratamentos orais pode retardar a progressão de doenças oculares relacionadas à idade (26, 27).
Um estudo examinou a adição de extrato de alecrim a tratamentos comuns, como óxido de zinco e outras combinações antioxidantes, descobrindo que ele ajudou a retardar a degeneração macular relacionada à idade (AMD), uma condição comum que afeta a visão (28).
Outros estudos experimentais e em animais indicam que o ácido rosmarínico do alecrim retarda o aparecimento de cataratas e reduz a gravidade das cataratas (29)
Lembre-se de que a maioria dos estudos utilizou extratos concentrados, que é mais concentrado que o chá de alecrim.
6. Apoiar a saúde do coração
Um estudo em animais descobriu que o extrato de alecrim reduziu o risco de insuficiência cardíaca após um ataque cardíaco (30).
7. Promover a digestão.
O extrato de alecrim às vezes é usado para tratar a indigestão, mas faltam pesquisas sobre esse uso. Ainda assim, acredita-se que o alecrim auxilia a digestão ao promover um equilíbrio saudável das bactérias intestinais e reduzir a inflamação(31, 32).
8. Apoio na perda de peso.
Um estudo em animais observou que o alecrim evitou o ganho de peso em ratos, mesmo naqueles alimentados com uma dieta rica em gordura(33)
9. Ajuda o crescimento do cabelo.
Alguns estudos sugerem que o óleo ou extrato de alecrim pode reduzir a queda de cabelo, mas deve ser aplicado no couro cabeludo (34, 35).
Não há estudo para determinar a dosagem para o chá para este fim, lembre-se que extratos são mais concentrados.
10. Saúde da pele
Uma revisão de 2023 avalia o alecrim com promissores efeitos benéficos sobre a pele e que suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes podem ajudar em algumas condições inflamatórias da pele.
Eles também detalham estudos que descobriram que o alecrim tem efeitos antienvelhecimento na pele pelo fato de conter ácido carnósico, que pode ajudar a proteger a pele contra os danos causados pelos raios UV, o que pode favorecer o envelhecimento saudável.
Possíveis interações
Cuidado ao consumir chá de alecrim devido às possíveis interações medicamentosas.(36)
Alguns dos medicamentos com maior risco de interagir negativamente com o chá de alecrim incluem:
anticoagulantes, usados para prevenir coágulos sanguíneos por meio da diluição do sangue
inibidores da ECA, usados para tratar a pressão alta
diuréticos, que ajudam o corpo a se livrar de fluidos extras aumentando a micção
lítio, usado para tratar depressão maníaca e outros transtornos mentais. O alecrim pode ter efeitos semelhantes aos desses medicamentos, como aumento da micção, prejuízo da capacidade de coagulação do sangue e redução da pressão arterial. Se você toma lítio, os efeitos diuréticos do alecrim podem levar ao acúmulo de níveis tóxicos de lítio no organismo.
Se estiver tomando algum medicamento, é melhor conversar com seu médico antes de adicionar o chá de alecrim à sua dieta.
Como fazer chá de alecrim
Para fazer o chá de alecrim:
Ferva 295 ml de água.
Adicione 1 colher de chá de folhas de alecrim soltas à água quente. Como alternativa, coloque as folhas em um infusor de chá e deixe-as em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo do sabor que desejar para o chá.
Coe as folhas de alecrim da água quente usando um coador dou remova-as do infusor de chá. Você pode descartar as folhas de alecrim usadas.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica.
Comments