5 comportamentos sociais que revelam seu nível de classe e elegância
- Time Sphaira
- há 5 dias
- 5 min de leitura
Atualizado: há 3 dias
Comportamento
Algumas mulheres se destacam em meio a multidão, não por pelo que estão vestindo, nem pelo valor das joias que estão usando, e sim por sua linguagem corporal que faz qualquer mulher ser tratada como realeza, independentemente do que há em seu armário ou em sua conta bancária.
Existe uma grande distância entre o ter dinheiro e o ter classe, o fato de você usar o luxo não significa que esta elegante, usar itens que gritam sofisticação não é o mesmo de ser sofisticado.
Mulheres verdadeiramente memoráveis aprenderam a dominar a linguagem invisível que impressiona mais que ter qualquer cartão exclusivo, é aquela que todos se lembram no dia seguinte.
E qual é essa linguagem invisível?
A linguagem corporal. O domínio da linguagem não falada é um instrumento poderoso na comunicação e interação social. Essa é uma linguagem que não usa palavras, que não pode ser comprada, ou você aprende, ou você não terá.
Enquanto algumas gastam fortunas em tratamentos estéticos e itens de luxo para chamar a atenção, outras simplesmente dominam códigos sociais que as elevam automaticamente a outro nível
Vamos começar pelo básico, comportamentos sociais que instantaneamente relevam seu nível de classe e elegância.

1 - A postura
A postura faz revelações claras do seu nível de classe e elegância, quando você anda, quando você senta, e se movimenta você esta se expressando.
O andar é um comportamento altamente revelador, deixa claro o seu nível de elegância, e, bem, não apenas os movimentos das penas, mas toda a postura, uma consciência corporal em qualquer situação. Sim, em qualquer situação, pois quando uma postura é forjada, você vai esquecer em algum momento e deixar escapar a verdade.
A postura não se limita a uma coluna reta, também como você se move sem pressa desnecessária e principalmente como você mantém a cabeça ligeiramente elevada, de modo que transmita transmite autoconfiança sem arrogância.
Especialistas concordam em dizer que a postura é uma forma de comunicação não verbal
que comunica seu nível de confiança antes mesmo de você abrir a boca.
Outro fato a se atentar, ser elegante, não quer dizer estar rígida, o que, na verdade, transmite insegurança, e sim ter uma postura alinhada e natural
2 - O toque
Embora seja uma extensão da postura, especificamente a maneira como você toca pode revelar muito sobre você.
Como você toca os objetos, pessoas e a si mesmo. A mulher sofisticada, segura e autoconfiante, não fica ajustando constantemente o cabelo, as roupas ou as joias. O toque constante revela ansiedade ou falta de autocontrole, ou ainda relaxo, pois a mulher de alta classe se prepara adequadamente antes dos eventos e depois confia em sua preparação.
O contato físico em interações sociais para nós brasileiros também poder ser algo difícil, manter a cautela, acostumados à cultura calorosa muitas vezes mal se conhece e já ultrapassa o limite.
A etiqueta é clara, não se toca nas pessoas que acabou de conhecer, apenas o aperto de mão formal. Um toque aqui, um toque no braço ali demonstra uma completa falta de compreensão do espaço pessoal e respeito, especialmente em culturas mais reservadas.
Quanto ao manuseio dos objetos, deve ser com uma delicadeza que denota respeito e autocontrole, a maneira como você pega um copo, folheia um livro, tudo isso comunica sua delicadeza.
Na realeza, por exemplo, o contato físico segue regras rígidas para comunicar um profundo
entendimento da linguagem corporal e dos limites pessoais
Essa consciência ao tocar objetos do cotidiano acaba se tornando automática e sem perceber
se torna natural para você.
3 -O silêncio
A competição para ter voz e ser ouvido é alta, assim, o silêncio de alguém pode se destacar.
Não é questão de timidez, mas uma estratégia, para sair da mesmice. Um comportamento de segurança, de quem não precisa provar que é a pessoa mais inteligente no ambiente e.recusa-se a expressar opiniões sobre tudo e a competir pelo foco da conversa.
Algumas regras sobre o silêncio estratégico podem ajudar:
Antes de falar, observe,
Escolha os assuntos com sabedoria,
Fale algo que agregue valor real à conversa,
Menos é mais, sim, falar menos evita cometer gafes sociais,
Recusar a preencher o silêncio com palavras desnecessárias.
Essas regras ajudam você não só ter tempo para absorver o tom da conversa, mas também cria um nível de curiosidade sobre o que você tem a dizer.
A regra de ouro do mercado econômico é quanto menos mercadoria, maior o valor, quanto menos você fala, mais peso suas palavras têm.
Revelar informações em camadas, mantendo o engajamento e compartilhando gradualmente o que sabe, também é outra estratégia que demonstra um alto nível de sofisticação, como dizem" O mistério é uma parte fundamental da sofisticação".
4 - O olhar
Uma mulher de alta classe não desvia os olhos quando está falando com alguém, seja alguém do mesmo círculo social, ou alguém que esta apenas servindo.
Manter o contato visual quando se fala com alguém demonstra respeito aos outros, isto é elegância.
Ao olhar nos olhos de alguém enquanto está falando também é demonstração de confiança, tipico de mulheres refinadas. Pessoas inseguras tendem a olhar para baixo quando falam com alguém que consideram superior: o respeito não exige submissão visual
Ainda é bom mencionar que há uma linha tênue entre o olhar atento e o olhar invasivo, os especialistas recomendam fixar os olhos por cerca de 4 a 5 segundos e depois desvia brevemente para não intimidar, apenas para retornar ao contato visual
O olhar também revela muito sobre poder, já notou como pessoas inseguras tendem a olhar para baixo quando falam com alguém que consideram superior?
5 - Generosidade
A generosidade pode revelar muito sobre você. Uma mulher elegante é generosa.
Não se trata de quanto dinheiro você doa, mas da intenção contribuir para com o próximo, também não diz respeito as ações feitas para serem vistas ou angariar algo em troca, a verdadeira generosidade faz sem público para aplaudir.
E não está limitada a coisas matérias, mas também no campo do abstrato, quando, por exemplo, você elogia alguém sem nenhuma expectativa de receber algo em troca, reconhece o esforço de alguém ao agradecer pelo serviço recebido, lembra o nome do funcionário que serve na sua empresa ou casa, dá crédito aquelas ideias que não são suas, respeita o tempo alheio evitando atrasos aos compromissos, evita o inconveniente ao prolongar conversas quando percebe que a outra pessoa tem outros compromissos.
Um costume antigo, e bem esquecido hoje, pode revelar muito da sua classe e elegância, ao levar alguma lembrança ou presente para a anfitriã quando for convidada a uma reunião em casa de família, nada de luxo, pode ser um pequeno objeto de arte que combine com a decoração da casa de alguém, um produto artesanal ou ainda apenas um ramo de flores, demonstrará seu reconhecimento pelo preparo da reunião e agradecimento ao convite.
A generosidade também se revela pela gentileza e respeito ao próximo evitando fofocas
críticas desnecessárias ou comentários depreciativos.
Concluindo
Sem dúvida esses comportamentos básicos sociais precisam ser cultivado dentro do nosso ser, afinal a verdadeira sofisticação não imita, é um comportamento que flui naturalmente. Não se trata de criar uma versão falsa e performática de si mesma, mas trabalhar cada ponto do seu comportamento no dia a dia até que seja a natural expressão de você mesma.
É um verdadeiro refinamento, como um diamante bruto que se torna em uma bela e valiosa joia e impressiona, marcando sua presença por onde vai, como alguém altamente desejável de estar por perto.
Comments