top of page

4 Receitas caseiras de cosmético natural com cera de abelha

Saúde


Se você é uma daquelas que tomou "red pill" e despertou para uma realidade até então desconhecida, sabendo que a maioria dos cosméticos vendidos, inclusive de luxo, carregados de disruptores endócrinos, de químicas e metais pesados que fazem muito mal para saúde, este artigo é para você


É exatamente por isso que a procura por cosméticos naturais vem crescendo, mas o custo elevado pode facilmente impedir de trocar ou, pelo menos, diminuir a quantidade de produtos cheios de químicas em seu armário.


E o que melhor do que um produto natural e caseiro? Vamos começar por aqui com quatro receitas práticas para você incorporar o uso diário feitos com cera de abelha, que além tudo é utilizada há muito tempo como tratamento ayurvédico para inflamações, contusões, queimaduras e calcanhares rachados.


Benefícios da cera de abelha


A cera de abelha é um dos derivados de animais mais surpreendentemente benéficos.


Utilizada para tratar uma série de doenças dermatológicas, incluindo furúnculos, feridas, dermatite atópica, psoríase e dermatite pediátrica, as pomadas à base de cera de abelha são mencionadas no Papiro de Ebers, pelo médico greco-romano Galeno, e em manuscritos históricos da medicina tradicional chinesa, como o “Shen Nong Book of Herbs [1].


Um número variado de estudos mostraram que a mistura de partes iguais de mel, azeite e cera de abelha é eficaz para o tratamento de dermatite, psoríase e infecções da pele por bactérias e fungos (Referência 2).


Devido às suas propriedades minimamente irritantes e comedogênicas, a cera de abelha é frequentemente utilizada como espessante, emoliente e emulsionante em

cosméticos e maquilhagem modernos.


Além de proteger a pele dos raios UV, a cera de abelha também pode aumentar a flexibilidade da pele e não provoca reações alérgicas (Referência 3)

A cera de abelha é utilizada há muito tempo como tratamento ayurvédico para inflamações, contusões, queimaduras e calcanhares gretados. (Referência 4)


A cera de abelha é utilizada em cosméticos como um endurecedor, um material que confere flexibilidade e plasticidade à pele, bem como um emulsionante, é um ingrediente de base de batons, brilhos labiais e loções. Ela lubrifica e suaviza a pele, além de diminuir a perda de água trans-epidérmica.


O esqualeno, o ácido 10-hidroxi-trans-2- ácido decenóico e os flavonóides (crisina) contidos na cera de abelha são as substâncias que conferem a este produto caraterísticas antibacterianas e protegem a pele contra os micróbios nocivos. (Referência 6)


A cera de abelha também contém -caroteno, uma boa fonte de vitamina A, que retarda a degradação do colagênio, acelera a divisão mitótica na epiderme e protege a pele de uma variedade de influências externas, produzindo uma película à superfície. Isto resulta numa regeneração mais rápida da pele após uma lesão

(Referência 5)


Para que serve a cera de abelha


4 Receitas caseiras de cosmético natural com cera de abelha

Dar textura e espessura a pomadas, loções, cremes, bálsamos labiais e até cera para o cabelo, a cera de abelha é perfeita, um emoliente que suaviza as zonas ásperas e secas da pele, e torna a fórmula um pouco resistente à água.


A cera abelha também protege a pele da perda de água trans-epidérmica (isto é perder água de dentro por conta da evaporação)



O que você precisa saber para usar a cera de abelha


Ponto de fusão: 61-65°C, isto é, a temperatura que ela derrete.


A cera de abelha é solúvel em gordura, manteigas e óleos e óleo essencial, mas não em água. Também pode se misturar um pouco com álcool aquecido.


Algumas ceras de abelha são brancas semi-transparentes, quase sem cheiro, outras apresentam variações de cor entre o acastanhado e o amarelo-claro, com um aroma celestial de mel doce.


Conselhos práticos


Pode ser complicado limpar a cera de abelha dos seus utensílios de cozinha, uma vez que deixa uma camada espessa de cera resistente que não sai simplesmente com sabão.


Para a remover, precisa aquecer o seu prato, panela ou utensílio a uma temperatura baixa no forno, em água bem quente ou no fogão e depois limpe com toalhas de papel.


Cuidado para não se queimar e nunca, nunca despeje a cera de abelha pelo ralo abaixo, para não ganhar um entupimento de encanamento!


4 Receitas de cera de abelha para o cuidado da pele


1. Barra de hidratante corporal


Barra de massagem, barra de manteiga hidratante, ou barra de hidratante corporal, moldado infinitamente usando moldes de silicone e dá um presente e tanto.


Ingredientes:

36% manteiga de cacau

27% de manteiga de karité

22% cera de abelha

13% de óleo vegetal

2% de óleo(s) essencial(ais)


A conta é simples, se for fazer uma barra de 100g, você vai usar 36g de manteiga de cacau, 27g de manteiga de karite, 22g de dera de abelha, 13g de óleo vegetal e 2g de óleo essencial


Como fazer:

Derreta cuidadosamente a cera de abelha em banho-maria (uma vasilha dentro da outra com água), então adicione as outras manteigas e derreta-as completamente. Após acrescente os óleos e incorpore completamente. Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco enquanto mexe.

E antes que comece a encorpar adicione o(s) óleo(s) essencial(is) mexendo bem.


Coloque em pequenos moldes de silicone à prova de calor e deixe endurecer durante a noite. Também pode colocá-los na geladeira durante algumas horas, mas tenha cuidado para não os contaminar nem deixar entrar em contacto com a água.


Desenformar e guardar num recipiente seco e fechado.


2. Loção de cera de abelha


A loção é basicamente óleo corporal engrossado com cera de abelha, para pele seca é maravilhosa.


Ingredientes:

95% de óleo vegetal e/ou macerado (ou a combinação de vários)

3% cera de abelha

2% de óleo essencial


Preparo


Derreter cuidadosamente a cera de abelha em banho-maria, e então adicione os óleos. Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco enquanto mexe, para adicionar o óleo essencial e mexa bem.

Armazene em frasco de vidro com um doseador de bomba. Deixe arrefecer completamente antes de fechar a tampa da bomba.


3. Bálsamo labial


O bálsamo final tem um toque suave incrível, bem emoliente e ajuda realmente a acalmar os lábios secos e rachados.


Ingredientes:

30% de óleo vegetal

23% cera de abelha

20% de óleo de coco

10% de manteiga de cacau

10% de manteiga de karité

2% de cacau em pó (comestível)

2% de cera de carnaúba

1% de óleo essencial


Como fazer:


Derreta cuidadosamente a cera de abelha e a cera de carnaúba em banho-maria, e então adicione as outras manteigas e gorduras e derretendo-as completamente. Após acrescentar o óleo vegetal e mexer bem. Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco, mexendo, adicione o cacau em pó e o(s) óleo(s) essencial(is) e mexa bem.


Para acondicionar você pode usar pequenas latas ou tubos de bálsamo labial. Mexa sempre enquanto distribui nos frascos para que pó se distribua por igual.


Se estiver um clima mais frio pode acontecer de endurecer antes de acomodar tudo, neste caso reaqueça cuidadosamente a mistura.


4. Receita básica de pomada (pés rachados)


A receita é básica de pomada e pode ser variada indefinidamente. Adicionando partes iguais de óleos essenciais de erva-limão e toranja e óleos de base simples, como o azeite, obtém-se um bálsamo para os pés muito eficaz. Faz maravilhas nos pés ásperos, suavizando a pele e as calosidades quando usado durante a noite ou durante o dia, quando se usam meias.


Ingredientes:


81% de óleo vegetal ou macerado

17% de cera de abelha de origem local

2% de óleo essencial


Preparo:


Derreter cuidadosamente a cera de abelha em banho-maria, adicione o óleo vegetal e misturar completamente. Retire do fogo e deixe arrefecer um pouco enquanto mexe, para então adicionar o óleo essencial e mexer bem.


Armazene em um frasco bem fechado. Deixe arrefecer completamente antes de colocar a tampa.


Dicas de formulação de cera de abelha para cuidados da pele


Estas receitas com cera de abelha são receitas de base que lhe permitem adicionar a sua mistura pessoal de óleos vegetais e óleos essenciais. Até mesmo um azeite de boa qualidade, será suficiente para começar de se familiarizar com a formulação.


Você também pode misturar e combinar os seus óleos vegetais favoritos, macerados/óleos de infusão e óleos essenciais.


Os óleos e gorduras prensados a frio, crus são preferíveis sempre que possível, para garantir a maior quantidade de nutrientes.


Lembre-se sempre de tomar notas durante as suas experiências, rotule os seus produtos acabados, datas e guarde-os longe do calor, da luz e da unidade.


Tudo o que precisa para começar é um banho-maria, uma balança, uma embalagem adequada ao seu produto final e pronto.



Comments


bottom of page