Saúde
O chá de hortelã-pimenta está associado a benefícios para a saúde, incluindo a melhora da digestão, o aumento da concentração, o alívio da enxaqueca, perda de peso entre outros.
O chá de menta ou hortelã é um chá tradicional em muitas culturas.
No continente norte-americano, os primeiros nativos americanos faziam um chá com folhas de hortelã selvagem para aliviar dores de estômago.
Civilizações antigas, como os gregos e os egípcios, usavam a hortelã-pimenta como medicamento.
Mastigar folhas de hortelã-pimenta é um remédio popular persa para dores de dente. Na Índia, as misturas de ervas que contêm hortelã-pimenta tratam indigestão, tosse, resfriados e outras doenças.
As folhas de hortelã-pimenta (Mentha x piperita ) contêm vários óleos essenciais, incluindo mentol, mentona e limoneno (1).(2).
O chá em si foi pouco estudado cientificamente, mas os extratos de hortelã-pimenta, sim, assim podemos inferir que o chá é apenas uma forma menos concentrada.
1. Problemas digestivos
Estudos em animais indicam que a hortelã-pimenta relaxa o sistema digestivo e pode aliviar a dor. Ela também evita a contração dos músculos lisos, o que pode aliviar espasmos no intestino
(3).
Uma revisão de 2014 de nove estudos em 726 pessoas com síndrome do intestino irritável tratadas com óleo de hortelã-pimenta por pelo menos 2 semanas concluiu que a hortelã-pimenta proporcionou um alívio dos sintomas significativamente melhor do que um placebo (4)..
Em um estudo com 72 pessoas também com síndrome do intestino irritável, as cápsulas de óleo de hortelã-pimenta reduziram os sintomas da SII em 40% após 4 semanas, em comparação com apenas 24,3% com um placebo (5).
Além disso, em uma análise de 14 estudos clínicos com quase 2.000 crianças, a hortelã-pimenta reduziu a frequência, a duração e a gravidade da dor abdominal (6).
Outro estudo mostrou que o aroma das gotas de óleo de hortelã-pimenta reduziu a incidência de náusea e vômito e diminuiu a gravidade da náusea em pessoas submetidas à quimioterapia(7).
Os estudos foram feitos com rato, mas é provável que o chá tenha efeitos semelhantes.
2. Alívio nas dores de cabeça tensionais e enxaquecas
Como um relaxante muscular e analgésico, ela pode diminuir certos tipos de dores de cabeça (8).
O mentol do óleo de hortelã-pimenta aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação de resfriamento, aliviando a dor ( (9).
Em um estudo clínico em 2010 com 35 pessoas com enxaqueca, o óleo de hortelã-pimenta, aplicado na testa e nas têmporas reduziu significativamente a dor após 2 horas, em comparação com um placebo(10).
Outro estudo constatou que a administração de gotas de óleo de hortelã-pimenta no nariz reduziu a intensidade e a frequência das dores de cabeça e foi tão eficaz quanto a lidocaína, um analgésico comum (11).
3. Pode refrescar seu hálito
Além de seu cheiro agradável, a hortelã-pimenta tem propriedades antibacterianas que ajudam a matar os germes que causam a placa dentária, o que pode melhorar seu hálito (12).
Em um estudo, pessoas que passaram por cirurgia na coluna e receberam um enxágue feito com óleos de hortelã-pimenta, melaleuca e limão apresentaram melhora nos sintomas de mau hálito em comparação com aquelas que não receberam os óleos (13).
Em outro estudo de 2013, enxaguante bucal de hortelã-pimenta mostrou uma melhora no hálito após uma semana (14)
4. Descongestionante nasal
A propriedades antibacterianas, antivirais e anti-inflamatórias da hortelã-pimenta pode aliviar o entupimento dos seios nasais devido a infecções, resfriado comum e alergias(15).
Além disso, algumas pesquisas mais antigas demonstram que o mentol da hortelã-pimenta - melhora a percepção do fluxo de ar na cavidade nasal. Portanto, o vapor do chá de hortelã-pimenta pode ajudá-lo a sentir que sua respiração está mais fácil (16).
5. Menos fadiga
Em um estudo, 24 jovens saudáveis apresentaram menos fadiga mental durante um teste cognitivo quando receberam cápsulas de óleo de hortelã-pimenta (18).
Em outro estudo, descobriu-se que a aromaterapia com óleo de hortelã-pimenta reduziu a incidência de fadiga de forma mais eficaz do que um placebo em pessoas internadas em um centro de cardiologia (19).
6. Aliviar as cólicas menstruais
Como a hortelã-pimenta atua como um relaxante muscular, ela pode aliviar as cólicas menstruais (15).
Em um estudo realizado com 127 mulheres com dores menstruais, descobriu-se que as cápsulas de extrato de hortelã-pimenta eram tão eficazes quanto um medicamento anti-inflamatório não esteroide na redução da intensidade e da duração da dor(20).
7. Contra infecções bacterianas
O óleo de hortelã-pimenta demonstrou ser eficaz na eliminação de bactérias ((21)
Em um estudo, descobriu-se que o óleo de hortelã-pimenta mata e previne o crescimento de bactérias comuns de origem alimentar, incluindo E. coli, Listeria e Salmonella em sucos de abacaxi e manga (22).
O óleo de hortelã-pimenta também mata vários tipos de bactérias que causam doenças em humanos, inclusive Staphylococcus e bactérias ligadas à pneumonia (23).
Além disso, estudos indicam que a hortelã-pimenta reduz vários tipos de bactérias comumente encontradas na boca (12).
O mentol também demonstrou atividade antibacteriana em alguns estudos mais antigos em tubos de ensaio(24).
8. Sono melhor
A capacidade da hortelã-pimenta como relaxante muscular pode ajudá-lo a relaxar antes de dormir (15).
Um estudo descobriu que a inalação de três gotas de óleo de hortelã-pimenta por dia durante um período de 7 dias melhorou a qualidade do sono em pessoas com câncer (25).
9. Pode melhorar alergias sazonais
A hortelã-pimenta contém ácido rosmarínico, um composto vegetal encontrado no alecrim e em plantas da família da hortelã (28).
O ácido rosmarínico está associado à redução dos sintomas de reações alérgicas, como coriza, coceira nos olhos e asma (29).
Em um estudo de 2004 com 29 pessoas com alergias sazonais, aquelas que receberam um suplemento oral contendo ácido rosmarínico por 21 dias apresentaram menos sintomas de coceira no nariz, coceira nos olhos e outros sintomas do que aquelas que receberam um placebo (30).
Embora não se saiba se a quantidade de ácido rosmarínico encontrada na hortelã-pimenta é suficiente para afetar os sintomas de alergia, há algumas evidências de que a hortelã-pimenta pode aliviar alergias.
De fato, em um estudo mais antigo com ratos, o extrato de hortelã-pimenta reduziu os sintomas alérgicos, como espirros e coceira no nariz (31).
10. Mais concentração
Em um estudo, 24 jovens adultos tiveram um desempenho significativamente melhor em testes cognitivos quando receberam cápsulas de óleo de hortelã-pimenta (18).
Em outro estudo mais antigo, descobriu-se que cheirar o óleo de hortelã-pimenta melhorava a memória e o estado de alerta em comparação com o ylang-ylang, outro óleo essencial popular (32).
Como usar
Você pode comprá-lo em saquinhos de chá, como chá de folhas soltas, ou simplesmente cultivar sua própria hortelã-pimenta.
Para fazer seu próprio chá de hortelã-pimenta:
Ferva 2 xícaras (473 mililitros) de água.
Desligue o fogo e adicione um punhado de folhas de hortelã-pimenta rasgadas à água.
Cubra e deixe em infusão por 5 minutos.
Coe o chá e beba.
Como o chá de hortelã-pimenta é naturalmente isento de cafeína, você pode tomá-lo a qualquer hora do dia.
Tome-o após as refeições para ajudar na digestão, à tarde para aumentar seus níveis de energia, ou antes de dormir para relaxar.
Cuidado
A hortelã-pimenta pode piorar o refluxo ácido. Se você tiver problemas digestivos converse com seu médico
Interações medicamentosas
A hortelã-pimenta pode interagir com determinados medicamentos. Ela não deve ser tomada com ciclosporina, um medicamento usado por pacientes de transplante de órgãos. Ela também pode reduzir o efeito de medicamentos metabolizados no fígado ou de medicamentos que reduzem o ácido estomacal.
Alguns estudos mostram que a hortelã-pimenta também pode reduzir o açúcar no sangue e a pressão arterial, portanto, não é recomendada para pessoas que tomam medicamentos para diabete ou problemas de pressão arterial.
Se você faz uso de medicamentos, consulte seu médico antes.
Pedras nos rins
A hortelã-pimenta pode ajudar a promover o bom funcionamento dos rins, mas não é recomendada para pessoas que têm pedras nos rins.
Preocupações com a gravidez
Pesquisas não encontraram nenhum efeito prejudicial no consumo de chá de hortelã-pimenta por mulheres grávidas. No entanto, isso não foi bem estudado, portanto, converse com seu médico antes de tomar essa bebida herbácea durante a gravidez ou se estiver amamentando
Crianças e pessoas com históricos
Em crianças com idade inferior a 2 anos, deve-se evitar, pois o mentol pode induzir apneia reflexa e laringo espasmo. Em crianças com histórico de convulsão (febril ou não). Pessoas com Hipersensibilidade ao óleo de hortelã-pimenta ou mentol, ou qualquer histórico de sensibilidades, fale com médico antes de usar.
Isenção de responsabilidade: este conteúdo, incluindo conselhos, fornece apenas informações genéricas. Não substitui de forma alguma uma opinião médica
Comments